Vereadores e Emails. Relação com sociedade começa com esta interação

resc

Matéria publicada em site de notícias da cidade de Taboão da Serra, no Estado de São Paulo chama a atenção pela manchete: ” Na era digital, 40% dos vereadores de Taboão não respondem aos emails”.

A redação do site enviou emails para os vereadores locais com a proposta de testar a interatividade. E o resultado foi este: 40% deles não responderam absolutamente nada.

Esse índice para quem conhece nacionalmente o setor pode até ser considerado positivo. Visto ser bastante comum em cidades pequenas os vereadores nem possuírem email, ou optarem por não divulgarem. Tem ainda câmaras municipais cuja política é centralizar o recebimento dos emails aos vereadores em apenas uma caixa postal. Normalmente esse critério é adotado nos pequenos municípios, onde inexistem assessores.

De qualquer forma o fato chama a atenção.

Em uma época onde o cidadão agenda via internet para emitir seu RG e outros serviços públicos, a representatividade eleitoral pode ser exercida de forma dinâmica e rápida, mantendo o eleito próximo de seus eleitores. Seria uma excelente forma de garantir sua reeleição.

Torna-se injustificável esta inércia virtual quando falamos de municípios maiores, onde vereadores possuem de 4 a 20 assessores, uma equipe cuja função seria dividir sua atenção entre os processos legislativos e atendimento da população.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *