Senadores mexicanos fizeram sessão solene condenando assassinato de jornalista

Mex

A Primeira Comissão de Trabalho do Senado Mexicano fez hoje (17) uma sessão solene condenando o assassinato do jornalista Jorge Torres Palacios e pediu à Procuradoria Geral de Justiça do estado de Guerrero a investigação e pena adequada aos responsáveis.

Os integrantes da comissão também ressaltaram que há um clima de violência para todos os que trabalham com comunicação no México enquanto exercem suas funções e pediram às autoridades competentes as devidas providências.

O Senado Mexicano pediu ainda à Secretaria de Governo que tomasse medidas para reforçar a prevenção e proteção, garantindo segurança, integridade, liberdade e o direito à vida dos jornalistas de todo o país.

O jornalista Jorge Torres Palacios trabalhava como assessor de imprensa da Secretaria de Saúde do município de Acapulco, no estado de Guerrero, e foi sequestrado por 12 homens fortemente armados quando chegava em sua casa no dia 29 de maio. No dia 2 de junho, a Procuradoria Estadual de Guerrero, com informações do Ministério Público local, informou que o corpo do jornalista fora encontrado em uma fossa clandestina.

Os senadores mexicanos redigiram ainda um documento em que pediram reconhecimento à importância dos jornalistas no Dia da Liberdade de Expressão e ressaltaram que o México é um dos países mais violentos para jornalistas exercerem suas funções de acordo com a organização internacional Repórteres Sem Fronteira.

Por Ivy Farias, com informações do Senado Mexicano
Crédito da Foto: Senado Mexicano

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *