Restaurante Escola da Câmara Municipal de São Paulo é um modelo de projeto social e qualificação profissional

O Restaurante-Escola São Paulo é um projeto social que surgiu em janeiro de 2004, na Sede da Câmara Municipal de São Paulo, criado pela Prefeitura Municipal de São Paulo.

É organizado, gerenciado e operacionalizado pela Fundação Jovem Profissional, e conta com parceiros como a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), Secretaria Municipal do Trabalho, o projeto Nós do Centro, União Europeia e a Universidade Anhembi Morumbi.

Quem participa?

Cada turma compreende 60 jovens em situação de vulnerabilidade social, entre 17 e 21 anos. O curso tem duração de seis meses e o objetivo é o de capacitar e inserir esses jovens no mercado de trabalho. No curso, eles aprendem a carregar bandejas, servir as mesas, preparar pratos e bebidas, recebem noções de cidadania, técnicas de higiene e estocagem de alimentos, entre outros ensinamentos.

Os estudantes beneficiados, entre 17 e 21 anos, são treinados gratuitamente e recebem pelos estudos uma bolsa de R$ 100, além de vale transporte, uniformes, sapatos e refeições. O objetivo é prepará-los para atuar nos restaurantes mais sofisticados da cidade.  Centenas de jovens já passaram por este processo e  70% estão empregados na área atualmente.

Além de aprenderem como tratar os clientes, tom de voz a ser usado, postura, comportamento, eles também têm aulas sobre vinhos (apoio da Salton), de língua francesa para pronunciarem corretamente os nomes dos pratos (parceria com a Aliança Francesa), aulas teóricas de gastronomia (Faculdade Anhembi/Morumbi) e de barista (café Supremo Arábica).

O Restaurante-Escola funciona de segunda a sexta-feira, das 12h às 15h.

Viaduto Jacareí, 100 – com entrada também pela Rua Santo Antônio, 203 – Centro -SP

Fone: (11) 3115-1101 ou e-mail: restaurante.escola@terra.com.br

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *