Projeto propõe fiscalização da CBF pelo Tribunal de Contas da União

Plenário do Senado

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) apresentou nesta segunda-feira (14) um projeto de lei que propõe a fiscalização e o controle das ações da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e de federações estaduais do esporte. Ele fez a leitura do texto no plenário da Casa na tarde desta segunda. A proposta foi apresentada no dia seguinte ao final da Copa do Mundo no Brasil, neste domingo (13).

O projeto de lei propõe que a CBF, apesar de ser uma entidade privada, encaminhe anualmente as contas para o Tribunal de Contas da União (TCU) a fim de que sejam apreciadas e para que haja mais “transparência”. Para as entidades estaduais de futebol, as contas devem ser apreciadas pelo Tribunal de Contas do Estado ou do Distrito Federal.

Para Alvaro Dias, o projeto de lei não prevê intervenção estatal no esporte. “Não, não é uma intervenção no futebol, ao contrário, é uma tentativa de organização da administração do futebol como atividade econômica geradora de emprego, de renda e de receita pública. Intervenção no futebol seria escalar a Seleção Brasileira, seria designar o técnico da Seleção, isso não nos cabe”, afirmou o parlamentar.

Ainda segundo o texto, é vedada a participação de dirigentes ou funcionários da CBF ou das federações de futebol dos estados, até terceiro grau de parentesco, em empresas que tenham negócios direta ou indiretamente com a entidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *