Palestra aberta promovida pela Elerj discutirá o E-Social na administração pública no dia 21

Mudanças na gestão de pessoas na administração pública serão apresentadas em palestra na ALERJ.

Para que os gestores públicos possam entender o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), como ele funciona e o que mudará na administração de funcionários e terceirizados, o Fórum de Desenvolvimento do Rio, realizará a palestra “Futuro digital: como o eSocial mudará a gestão de pessoas na administração pública”, no dia 21 de fevereiro, das 10h às 12h, no auditório da Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (ELERJ). As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas clicando aqui (www.bit.ly/esocialadmpublica).

A iniciativa integra a agenda de atividades do Fórum Capacita, projeto que visa a aproveitar a expertise das instituições que compõem o Fórum de Desenvolvimento do Rio para gerar oportunidades de aperfeiçoamento para os agentes públicos em geral, seja do Legislativo ou de outros poderes.

“Esta ação faz parte de uma série de medidas que serão adotadas na minha gestão na Alerj, que envolvem a modernização e a capacitação da área administrativa e dos gabinetes da Casa”, explica o presidente do Fórum e da Alerj, deputado André Ceciliano.

A partir de janeiro de 2020, de acordo com a Resolução CDES 05/2018, todos os entes da Administração Pública – Direta, Indireta, Fundações e Autarquias terão que fazer mensalmente a transmissão de informações referentes às relações de trabalho e de pagamentos a terceiros para o Governo Federal, por meio da plataforma eSocial.

Durante o encontro, a advogada, professora do Conselho Regional de Contabilidade do Rio de Janeiro (CRC/RJ) e instrutora para o tema de eSocial, Cândida Machado, orientará o público sobre como estas informações deverão ser levadas ao ambiente do sistema e como os gestores deverão se preparar para a implantação. Ela ainda fará um comparativo da situação atual e depois da plataforma ter entrado em vigor, e apresentará as obrigações que serão extintas gradativamente, além do cronograma de vigência e penalidades pelo descumprimento da legislação.

O evento é aberto ao público e a entrada é gratuita. Para se inscrever acesse: www.bit.ly/esocialadmpublica. Para mais informações, basta encaminhar um e-mail para forumdesenvolvimentorj@gmail.com

O eSocial

Criado a partir do Decreto nº 8.373/2014, o eSocial entrou em vigor para empresas e empregadores de todo país em 2018. A transmissão das informações para a plataforma se constitui em uma obrigação acessória compulsória para todo e qualquer ente que realize pagamentos a trabalhadores ou prestadores de serviços.

Serviço

Futuro digital: como o eSocial mudará a gestão de pessoas na administração pública
Dia: 21 de fevereiro de 2019
Horário: 10h às 12h
Local: Auditório da Escola do Legislativo – ELERJ – Rua da Alfândega 8/7º andar – Centro
Inscrições: www.bit.ly/esocialadmpublica
Mais informações: forumdesenvolvimentorj@gmail.com

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