“O legislativo não está preocupado com a igualdade de gênero”, diz deputada

“Esta minireforma eleitoral, principalmente o artigo 93A, deixou claro a falta de preocupação do legislador com a questão do acesso das mulheres à política”. Foram com estas palavras que a deputada estadual Margarete Coelho (PP-PI) falou com exclusividade ao portal PRO Legislativo após sua participação na mesa sobre a minireforma eleitoral- Lei 12.891/2013 que aconteceu hoje (6) durante o Primeiro Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral do IPADE-Mackenzie” em São Paulo.

Por Ivy Farias, editora do PRO Legislativo

Para a deputada Margarete Coelho (PP-PI), a lei é capaz de ajudar a dminiuir as barreiras que as mulheres enfrentam para ingressarem na política.
Para a deputada Margarete Coelho (PP-PI), a lei é capaz de ajudar a dminiuir as barreiras que as mulheres enfrentam para ingressarem na política.
Margarete foi a única mulher da mesa, que também teve a presença do jurista e ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) José Eduardo Rangel Alckmin. “Há a necessidade urgente de se resolver este déficit democrático ao aplicar a legislação e os respectivos órgãos indeferirem candidaturas que não atendem o percentual mínimo de mulheres”, afirmou.

Para a deputada, que também é advogada e professora de Direito Eleitoral na Escola Superior de Advocacia, “não faltam eleitoras para votarem em candidatas, faltam mulheres candidatas para as eleitoras votarem”.

“Os partidos são completamente machistas e a mulher não tem espaço no poder público, o que é uma pena pois a política ganha com a entrada das mulheres por serem mais abertas ao diálogo e por defenderem mais propostas ligadas às políticas públicas, como educação e saúde”.

O congresso acontece até amanhã e abordará temas como financiamento de campanhas e sistemas eleitorais.

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O CONGRESSO DO IPADE – AQUI

ACOMPANHE COBERTURA DO CONGRESSO NO FACEBOOK AQUI

Cobertura do Congresso do IPADE – MACKENZIE pela Jornalista Ivy Farias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *