Eficiência Energética e Certificação para Rede de Computadores em Câmaras Municipais

Aiqon

O Portal Legislativo Sustentável realizou acordo de viabilidade com a AIQON / CARBON NEUTRAL para as Câmaras Municipais poderem aderir a programa de eficiência energética de forma Certificada Internacionalmente para sua rede de computadores.Leia aqui a funcionalidade e interesse público desta questão.

Tornar os prédios públicos referência em sustentabilidade e assim exemplos para a sociedade do entorno ainda vai demandar muito tempo. Mas enquanto isso é possível sim as Câmaras Municipais começarem um trabalho de cuidar melhor o uso dos recursos naturais de forma socialmente responsável.

Uma boa opção é aprofundar o conceito de eficiência energética. Já é um requisito em diversos equipamentos modernos que são fiscalizados pelo Inmetro e precisam apresentar economia no uso da eletricidade. Entretanto, o melhor gerenciamento do uso destes equipamentos depende do interesse dos gestores.

No caso das Câmaras Municipais um bom ponto de partida é aderirem a um sistema de gerenciamento de eficiência energética de sua rede de computadores de trabalho. Podem ser estações ou podem ser laptops.

Uma empresa está se dedicando especialmente a equacionar essa questão. É a AIQON. Com o desenvolvimento de um software de gestão de eficiência energética para rede de computadores ela permite a Câmara Municipal administrar seu uso de eletricidade máquina a máquina.

Através de uma gama de ações possíveis, como temporizador ou desligamento remoto, chega a economizar 50% na conta de luz.

Em simultâneo, confere à Câmara Municipal uma Certificação internacional de conceituado Instituição inglesa, a CARBON NEUTRAL. É uma certificação de adesão a boas práticas de sustentabilidade.

Aqui entrevista com o Diretor da AIQON, Thiago Felipe, sobre as características do serviço.

Redação: Eficiência energética, com a escassez de chuvas, virou de fato a “bola da vez” ?

Thiago Felipe: Acredito que o maior fator para se falar em eficiência energética tem sido a própria conscientização das pessoas tanto em seus lares como no trabalho. As iniciativas de eficiência energética partem de individuais que perceberam que nao so podem diminuir o seu impacto na natureza e também de onde trabalham como também podem gerar economias financeiras substanciais.

A ameaça constante de aumento de energia e o aumento de probabilidade de que de fato isto aconteça já que os subsídios do Estado provavelmente nao conseguirão segurar os preços também tem fomentado a discussão de se ser mais eficiente na operação. Acredito que em 2015 todo o mercado já esteja em outro patamar no que tange a conscientização.

Redação: Rede de computadores consome bastante ?

Thiago Felipe: Sim. Obviamente o consumo de um parque de computadores vai depender de uma série de fatores, como: a tarifa de energia elétrica, os modelos de computador e monitor e o próprio perfil de uso. Na média, vemos uma economia na casa de R$ 120,00 anuais de economia potencial. Em outras palavras, com um rápido trabalho de instalação de nosso software, o nosso cliente pode economizar quantias substanciais sem a necessidade de grandes investimentos e gasto de tempo.

Redação: O sistema da AIQON controle de que forma o uso de energia em cada estação de trabalho ?

Thiago Felipe: Atuamos de varias formas que vão desde controlar e administrar de forma flexível e granular as políticas de energia do computador a adequar o consumo de energia enquanto uso.

Redação: Que média é possível economizar de energia com o sistema ?

Thiago Felipe: Buscamos sempre atingir 50% de redução, mas o percentual de redução vai depender do perfil do cliente. Temos casos que superaram a casa dos 80%.

Thiago Aiqon

Redação: A Certificação é dada pela Carbon Neutral. Pode dar algumas informações sobre esta instituição ?

Thiago Felipe: A CarbonNeutral é uma institucional britânica de renome internacional e possui diversos clientes espalhados pelo mundo. Somos o parceiro deles no Brasil.

Redação: A eficiência energética implantada em órgãos públicos pode inspirar a comunidade ?

Thiago Felipe: Com certeza. Os órgãos publicam devem ser sempre o exemplo a ser seguido. Quando iniciativas de cunho social ganham forca dentro do setor público, a disseminação da idéia para a sociedade é extremamente eficaz, rápida e, mais importante, perene.

INFORMAÇÕES SOBRE ADESÃO:
Fones: 11 41697156 / 981750821 / Com Sergio.
Ou pelo email: 18com@terra.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *