Cresce Movimento “Mulheres no Serviço Público” nos Estados Unidos

Mulheres no

Esta iniciativa começou nos Estados Unidos com pequenas mobilizações e eventos e tem ganho maiores proporções. No ano passado o principal encontro do ano contou com a presença de Hillary Clinton e de Christine Lagarde, Diretora Gerente do Fundo Monetário Internacional.

Essa expressão tem aumentado em função do tema a respeito do “Empoderamento” da mulher no mundo de hoje. A luta do feminismo se transformou em uma luta feminina com direitos a ocupar altos cargos nas corporações privadas, como o caso de Indra Nooyi, Presidente da Pepsi no mundo e também de Marissa Mayer, Presidente do Yahoo. São dois casos em meio a outras centenas de casos.

Na política também ocorre fenômeno similar, com mulheres na liderança de países como a Presidente Dilam Roussef no Brasil, a Primeira Ministra Ângela Merkel na Alemanha e o retorno ao cargo de Presidente do Chile de Michelle Bachelet.

Entretanto na esfera pública a chamada “máquina governamental” seja em âmbito municipal, estadual ou federal não reflete esta alta qualificação da mulher. Separando o caso específico do setor de educação,nos outros a participação da mulher na ocupação dos cargos decisores é pequena.

Em função disso diversas servidoras públicas americanas criaram este Movimento “Mulheres no Serviço público” como Fórum de debates a respeito do assunto, chamando a atenção da sociedade e da mídia. Inclusive alguns sociólogos do XXI acreditam ser a mulher possuidora de melhores atributos para lidar com uma sociedade complexa e de valores baseados no intangível.

Será que no Brasil as servidoras públicas estariam dispostas a movimento similar ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *