Cidade do Paraná salta 584 posições e lidera ranking de transparência no país

Município do Norte alcançou o topo da Escala Brasil Transparente 360°, ao lado de Serra (ES), após ter dados revisados pela Controladoria-Geral da União.

Londrina teve resultados revisados e subiu 19 posições no ranking nacional de transparência elaborado pela Controladoria-Geral da União. Com a reavaliação, a cidade aparece agora em primeiro lugar do país na Escala Brasil Transparente – Avaliação 360°, ao lado do município de Serra (ES). A nota obtida por ambas foi de 9,95 na pontuação chega a 10. O resultado inicial foi divulgado em 12 de dezembro de 2018; nele, a cidade do Norte paranaense era a 20ª do ranking, com nota 9,55, mas houve discordância da avaliação por parte do município e encaminhamento de pedido de revisão para a CGU.

De acordo com o ouvidor geral do município de Londrina, Alexandre Sanches, “os pontos que estavam falhos [na avaliação formulada pela Controladoria] eram relativos aos dados abertos. Algumas informações que temos no sistema não foram localizadas pela CGU”, relata Sanches. “Recorremos e conseguimos fazer essa reversão: eles verificaram, fizeram o acompanhamento e corrigiram a nossa nota para cima”, afirma o ouvidor sobre o catálogo de informações públicas mantido online pela administração londrinense.

O único ponto que é avaliado na Escala Brasil Transparente e que ainda não foi atendido por Londrina é a consolidação de uma política municipal específica de dados abertos, o que justifica os cinco décimos a menos na nota da cidade. A carência, entretanto, deve ser suprida em breve: a ferramenta está em elaboração, de acordo com o ouvidor; a regulamentação deve ser definida pela Controladoria Geral do Município nos próximos meses. A partir da criação da regra, a perspectiva é de que a administração local possa alcançar nota máxima em transparência em avaliações futuras.

ACESSE AQUI O RANKING NACIONAL DA TRANSPARÊNCIA

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *