26 Câmaras Municipais participaram de evento ao vivo de qualificação de vereadores e assessores

O Pro Legislativo proporcionou o primeiro evento ao vivo de sua Rede Nacional abordando o tema “Qualificação de Vereadores e Assessores para a atividade de Fiscalização”.  Nesta primeira edição o evento foi acompanhando em simultâneo por 26 Câmaras Municipais, que fizeram a retransmissão formando polos presenciais de audiência em seus plenários e auditórios.

Estiveram participando Câmaras dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais.  A transmissão foi realizada a partir de Brasília, em estúdio de tv no qual o condutor do evento, jornalista Sergio Lerrer, e os palestrantes, estavam presentes. A interação de perguntas e dúvidas ocorreu por whatsapp.

A grade de conteúdo contemplou três palestras de convidados especialistas. Foram eles:  Conselheira Substituta do TCE-SC,   Sabrina Iocken,  abordando a estruturação de gastos de pessoal , seus limites e terceirizações possíveis,   o jornalista Leo Arcoverde, da Globonews, dedicado ao jornalismo investigativo e de checagem, que abordou as formas de pesquisa e coleta de informações a partir da Lei de Acesso à Informação e sistema de dados abertos, e por fim, o auditor do TCU  Nicola Khoury, que fez exposição sobre formas de fiscalização de obras públicas para prevenir desvios, problemas técnicos e superfaturamento.

Ficou evidente entre os participantes a importância do vereador como agente de fiscalização de políticas públicas e do uso dos recursos públicos no seu município. Daí a importância de obter mais conhecimento, submeter-se a processo de qualificação e formação, de maneira a estar capacitado de buscar as informações necessárias e exercer  o controle público.

Em breve o Pro Legislativo estará divulgando sua próxima agenda de eventos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *