Aproximar setores públicos e privados é a pauta do Conexidades

Evento que acontecerá em maio reunirá agentes públicos e entidades do segundo setor para debater um modelo de gestão “colaborativo”

Dos dias 8 a 12 de maio, acontecerá, em Ubatuba – SP, o evento Conexidades. A ideia base do encontro é reunir poder público, iniciativa privada e a sociedade, para debater sobre novos modelos de administração transparente e a relação entre primeiro e segundo setor.

Entre os palestrantes estão o pré-candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, o Desembargador José Renato Nalini, o Ministro do TCU (Tribunal de Contas da União), Augusto Nardes e o ambientalista Mario Mantovani.

O Conexidades é fruto da parceria entre a UVESP (União dos Vereadores do Estado de São Paulo) e UVB (União dos Vereadores do Brasil). E visa ser uma ferramenta que crie formas para que os municípios enfrentem a crise de forma criativa, entendendo onde é possível tirar proveito das boas oportunidades e indicar onde o setor privado pode “entrar” para contribuir.

O Pro Legislativo entrevistou Sebastião Misiara, Presidente da UVESP, para debater sobre modelos de gestão dos munícipios e comentar sobre a relevância do evento.

Sebastião Misiara, Presidente da UVESP

Segue a entrevista na íntegra:

Pro Legislativo – Por que parcerias público privadas é um tema importante no momento?

Sebastião Misiara – A aliança entre as duas áreas é um novo modelo de administração pública. O século XXI é o momento dos municípios. Vamos assistir o crescimento do poder local. Uma cidade com economia baixa presta serviços de má qualidade, portanto o reforço da iniciativa privada nas áreas de política pública é fundamental. Por isso, pautamos essa aliança como tema chave do Conexidades.

 

Pro Legislativo – Acredita que os pequenos municípios do Brasil carecem de equipes e conhecimento para poderem formular políticas públicas melhores para o desenvolvimento local?

Sebastião Misiara – Carecem de equipes e têm dificuldades de desenvolver soluções para os grandes problemas. Devem contar, em razão disso, com especialistas que podem auxiliar e que estão em órgãos dos governos federal e estadual e, principalmente, da orientação das entidades municipais. O poder local precisa ter resolutividade, ser protagonista do seu próprio destino. Para isso, prefeitos, vereadores e técnicos precisam sair da zona de conforto.

 

Pro Legislativo – Para o avanço dos municípios é hora de Prefeitura e Câmara Municipal trabalharem de forma mais integrada e com foco em soluções efetivas para suas cidades?

Sebastião Misiara – É hora de planejar. Procurar soluções efetivas, discutir ações de governo em conjunto. Prefeitura e Câmara precisam estar unidas, principalmente nessa época em que a crise afeta diretamente o poder local. As cidades somente avançam se adotarem estratégias que as levem a realizar várias coisas ao mesmo tempo, porém uma de cada vez, ininterruptamente, aproveitando aí, então, a iniciativa privada e a criatividade dos dirigentes.

 

Pro Legislativo –  O evento Conexidades amplia o debate unicamente legislativo para o interesse público das suas cidades. É isso no seu entender que o cidadão de hoje deseja?

Sebastião Misiara – Não. É uma programação temática: Educação, Turismo, Direito Público, Sustentabilidade.São temas com especialistas do mais alto quilate, que podem apresentar soluções para problemas antigos. Ele pretende reunir legisladores, executivos, iniciativa privada e a sociedade civil interessada na qualidade de vida das pessoas.

 

Pro Legislativo – Qual o papel de uma entidade como a tradicional UVESP neste momento, em que a sociedade cobra mais produtividade das Câmaras Municipais? E o que espera do evento Conexidades?

Sebastião Misiara – Nós temos pautado nossa conduta na direção da reciclagem, capacitação, criatividade e, os meios que o Legislativo pode usar para ajudar a administração. A renovação paulista foi grande. 86% de novos vereadores, ou seja, dos 6913, seis mil chegaram pela primeira vez ou retornaram após uma pausa.

A assessoria que a UVESP oferece é de nível elevado no Direito Público, Constitucional de parceiros mestres e doutores nas áreas citadas. Nossa preocupação é que haja produção. Para isso criamos cartilhas com leis, nas áreas, por exemplo, de turismo, acessibilidade, meio ambiente. Nós temos procurado orientar Vereadores no sentido de que sua função está muito além de indicações, requerimentos. Ele é um agente do desenvolvimento municipal. Deve pensar a cidade como uma empresa competitiva. Ajudar o prefeito a buscar a vocação local, se possível investir no turismo para gerar emprego e renda. A população quer comprometimento do vereador, eleito para defender os interesses comuns da comunidade.

INFORMAÇÕES SOBRE O EVENTO AQUI

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *