Fórum de Comunicação Pública Municipal ocorreu em Brasília

Nos dias 23,24 e 25 de agosto, ocorreu em Brasília o I Fórum Nacional de Comunicação Pública Municipal, organizado pelo Pro Legislativo.

O evento teve como objetivo a valorização da comunicação pública profissionalizada, e republicana, a serviço da prestação de serviços da transparência, e das informações compartilhadas com o cidadão.

Participaram profissionais de comunicação de câmaras e prefeituras municipais, diretores, assim como também vereadores, de Estados como Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Espírito Santo e outros.

Evento – Turno no Sindilegis 

O evento ocorreu na modalide tour, sendo cada turno em um espaço diferente, procurando oferecer experiência de vivência, aos participantes.

No turno realizado no Sindilegis, Sindicato dos Servidores do Congresso Nacional e TCU, a jornalista da Câmara dos Deputados, Cláudia Lemos, apresentou a ABC Pública, entidade surgida para congregar os jornalistas que trabalham no setor de comunicação do poder público.

Já Sara Reis, jornalista do Senador Federal, com formação no MIT dos Estados Unidos, discorreu sobre o atual panorama das redes sociais, e tendências de obter o engajamento do internauta.

Marcelo Vitorino, especialista em marketing político e público, abordou os limites sempre sensíveis, entre a comunicação pública impessoal e a comunicação pública personalizada, que muitas vezes, acaba servindo à promoção, de quem está no momento, naquele poder público.

Por fim, nesta tarde, o cientista social Caio Manhanelli,que trabalha para diversos governos na América Latina, fez panorama sobre desafios da comunicação pública nos países vizinhos.

Evento – Turno no TCU

O evento teve sequência no turno da manhã em auditório do TCU – Tribunal de Contas da União, começando com palestra do Ministro August Nardes, abordando a relevância da governança pública no Brasil, e como a comunicação é parte importante deste processo nos novos tempos atuais do mundo.

Karol Ferreira, auditora de controle externo, apresentou o programa TCU+Cidades, projeto através do qual o Tribunal procura fornecer indicadores, e métodos, capazes de melhorarem a eficiência das gestões municipais.  E, importante, também disponibilizando dados de todos os municípios do Brasil, permitindo assim o acompanhamento das medidas e do orçamento.

Já o MInistro Marcos Bemquerer, do TCU também, abordou a Comunicação Pública como parte essencial da transparência, e base para a existência do controle social.

Evento – Turno no Senado Federal 

O evento na parte da tarde, do dia 24 de agosto, ocorreu na Sala da CCJ – Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal.

Começou com palestra de Ilana Trombka, Diretora Geral do Senado Federal, que abordou o uso das redes sociais por parte dos servidores públicos, e como ela, em seus espaços digitais, fomentou e deu destaque a temas de cidadania.

Para apresentar o lado, de como a imprensa, consegue cobrir o poder público e, especialmente legislativos, o jornalista Fábio Marçal, que trabalha em Brasília há mais de 30 anos, e já foi por muito tempo Presidente do Comitê de Imprensa do Congresso, relatou sobre a evolução do entendimento, para o poder público, de que a maior cobertura, ajuda cada vez mais o acolhimento pela sociedade das medidas adotadas.

Leonardo Augusto, diretor executivo do Interlegis, enfatizou a sintonia entre comunicação e produtividade legislativa, com a qualificação e os desafios locais.

Érica Ceolin, diretora de comunicação do Senado Federal, apresentou os critérios que a comunicação da casa legislativa vem ganhando, desde o uso dos espaços de forma equitativa aos Senadores, assim como práticas que aumentaram em muito a audiência das redes sociais.

Evento – Turno Final na Câmara dos Deputados

Na manhã do dia 25 de agosto, a turma do evento teve a oportunidade de focar no debate a respeito das estruturas,  dinâmicas e mais eficientes métodos usados por assessorias de comunicação de poderes públicos.

Esse turno final do evento ocorreu no Auditório Freitas Nobre, da Câmara dos Deputados.

As palestrantes foram Simone Souto Maior, jornalista com passagem pelo Ministério da Fazenda, INSS, Ministério da Saúde e outros poderes públicos, e Isabel Raupp Pimentel, atual Assessora Chefe de Comunicação da ANVISA.

Foram abordados temas como uso do whatsapp para relação com a imprensa, funcionalidade dos releases, modelo de textos e vocabulário, assim como atendimento dos jornalistas e blogueiros.

O evento, como um todo, torna-se um marco único no fortalecimento do uso da comunicação píublica, de forma transversal, não só para formação de  jornalistas ou profissionais de comunicação, mas também, para gestores e vereadores.