Congresso de Comunicação Digital do Setor Público deixa legado de pioneirismo

De 9 a 11 de novembro,ocorreu em Porto Alegre, o I Congresso de Comunicação Pública Digital do Setor Público.  O evento foi promovido pelo portal Pro Legislativo, e deixa de imediato, um legado de formulação de experiências e cases, de profissionaiss de comunicação, na busca de tornar mais atrativos e eficientes, os espaços digitais de suas instituições.

O evento reuniu profissionais de comunicação de Câmaras Municipais, Secretarias de Governo, Ministério Público, Procuradorias, Tribunais de Contas, Fundações, Universidades, IFES e Prefeituras Municipais.

Foram abordados temas como a produção de conhecimento, o uso do streaming, a assessoria de imprensa com meios difgitais, a relação com os gestores, a judicialização dos contraditórios na web, a questão do tráfego pago, a implantação da LGPD, e outros desafios.

Participaram palestrantes como o ex juiz eleitoral José Luiz Blaszak, o especialista em Direito Digital Marcelo Fattori, a Assessora Chefe da ANVISA Isabel Raupp Pimentel, e a Secretária de Comunicação do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Zete Padilha, entre outros.

A produção de conteúdo para os meios digitais, mostrou-se nos debates, um tarefa ainda em evolução, e em busca de formatos que sejam de interesse público, mas ao mesmo tempo, sejam capazes de criar mais impacto.

Entretanto, cases como da Anvisa, da Fiocruz, e do Governo do Estado do RS,  sinalizam que os próximos passos dependem da criatividade e habilidades dos profissionais, assim como, da conscientização de rotinas e protocolos de comunicação, por parte de diretores e agentes políticos.

O evento teve a curadoria do jornalista Sergio Lerrer, fundador do Pro Legislativo, e também do jornalista Julio Souza,