TV Câmara de Santa Maria comemora 20 anos

A TV Câmara de Santa Maria completa 20 anos em 2018. O Pro Legislativo entrevistou Fabrício Vargas, Diretor de Comunicação da Câmara Municipal, para registrar essa passagem.

A modernização dos formatos de comunicação entre as Câmaras Municipais e a população ainda é um desafio, entretanto, existem vários exemplos de Casas que vem obtendo retornos positivos ao buscar a aproximação como o cidadão.

Um desses exemplos está no Estado do Rio Grande do Sul. A Câmara Municipal de Santa Maria desde a década de 90 tem tido iniciativas na busca de melhorar modelos de mídia que contribuam na divulgação de suas atividades.

Desde 1998 no ar, a TV Câmara de Santa Maria está comemorando, em 2018, 20 anos de existência.

Celebrando esta data foi lançado na última terça-feira, 14/08, um pacote de mudanças no canal. Nele estão inclusos um novo logotipo, mudanças na identidade visual, vinhetas inéditas e uma  grade de programação atualizada.

Para conversar sobre a relevância da comunicação nas Casas Legislativas e esta nova etapa da TV Câmara de Santa Maria, o Pro Legislativo entrevistou Fabricio Vargas, Diretor de Comunicação Social da casa.

Fabrício Vargas, Diretor de Comunicação na Câmara Municipal de Santa Maria

Segue a entrevista na íntegra:

Pro Legislativo – Qual o papel da TV Câmara nas expectativas da comunicação com o cidadão?

Fabricio Vargas – A questão da democratização da informação, e a relação da transparência e do fácil acesso ao que é feito na Casa. Até o final do ano estaremos na tv aberta, portanto a TV Câmara passará a ser mais acessível para toda a população.  Ao mesmo tempo, atomaticamente nosso papel aumentou, afinal será um momento importante para que possamos divulgar as ações praticadas na Câmara de Santa Maria.

Pro Legislativo – Qual perfil do conteúdo da programação além da transmissão das sessões plenárias?

Fabricio Vargas – Temos alguns programas curtos sobre assuntos que envolvem a Casa do Legislativo. O “Minuto da Câmara”, um programa que vai ao ar toda sexta-feira; o “Espaço das Comissões”, espaço que trata de assuntos que foram debatidos pelas comissões durante a semana. Outra produção nossa é o “TV Câmara Notícias”, nela mostramos o trabalho dos vereadores fora da Casa e destacamos uma série de projetos sociais. O “Câmara Entrevista” é outra frente que segue caminho semelhante.

Há também o “Retrato Público”, diferente dos outros, este tem uma duração maior, a ideia é trazer um vereador por semana e dar espaço para que ele fale sobre suas ideais e ações. Todo conteúdo produzido está presente nas redes sociais da Casa.

Pro Legislativo – Haverá uma integração entre a transmissão de tv e as redes sociais?  Qual será a estratégia?

Fabricio Vargas – Já existe esta relação entre os conteúdos produzidos na TV Câmara e nas redes sociais da Casa. Nós mesclamos um produto foi pensado para as redes sociais e conseguimos transferi-lo para TV com uma linguagem típica do meio. A ideia é sempre voltada para criação de conteúdos complementares, permitindo que a informação seja passada da forma mais prática e completa.

 

Pro Legislativo – A TV Legislativa pode também fazer um papel de tv pública local?

Fabricio Vargas – Sim. Alguns programas nossos são focados em debater assuntos que sejam de relevância para cidade naquele momento. Por exemplo, Santa Maria está tendo um surto de toxoplasmose, nós fizemos um especial no qual conversamos com especialistas para entender como tratar e prevenir a doença. Outro assunto que tocaremos ainda neste mês é sobre o feminicídio.  Outro projeto que estamos implementando é o “Câmara Comunidade”, a ideia é ir até a comunidade e ver as principais necessidades da região, assim podemos colocar o assunto em pauta na Casa.

Pro Legislativo – Acredita que uma boa TV Câmara pode ajudar a elevar o padrão de uma saudável competição de produtividade entre os vereadores?

Fabricio Vargas – Com certeza. Todo Vereador que tem um mandato mais atuante, se destaca. Automaticamente ele fica em maior evidência nas mídias da Casa. Outro ponto importante é a transparência no processo. Mostrar o trabalho sendo bem feito para o eleitorado é algo de interesse geral.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *