TV Câmara de Osasco na web tem site próprio e apresenta inovações

Maurício Viel
O Pro Legislativo destaca nesta semana o trabalho singular feita pela Câmara Municipal de Osasco com sua Tv Câmara no ambiente de web. É a única do país com um site exclusivo para este meio de comunicação.
Quando o domínio é acessado  ( ACESSE AQUI ), a Tv Câmara passa automaticamente a exibir sua programação, de forma incessante, 24 horas por dia, com sessões plenárias, entrevistas com vereadores, debates e programas.  É uma forma diferente de aproveitar a internet, já que a maior parte das Tvs Câmaras do Brasil ocupam ícones de pouco destaque nos sites do Poder Legislativo local.
Quando a maior parte dos jovens adultos atuais são provenientes das gerações X, Y e Z, cujo meio de comunicação principal deixou de ser a Tv , o Rádio e o jornal, para ser a internet, esta proposta avança bastante na disponibilização do conteúdo legislativo para esta faixa etária que reclama por uma nova cidadania.
O Pro Legislativo entrevistou o jornalista responsável pela criação e condução da Comunicação da Câmara Municipal de Osasco, idealizador desta inovação, Maurício Viel, que comenta esta nova proposta.
Pro Legislativo –  A Tv Câmara virou uma ferramenta importante de transparência?
Maurício Viel – Não só de transparência mas como também de aprendizado. Muitas pessoas sequer sabiam o que realmente faz um vereador. As TV’s Legislativas dão subsídio para que as pessoas possam ter mais opinião sobre a eficiência de seus vereadores.
Pro Legislativo –  São 2000 Câmaras Municipais sem sites no país e por conseguinte sem Tv Câmara. O prejuízo de cidadania é grande no seu ponto de vista?
Maurício Viel –Muito grande e deve ser revertido o quanto antes. Poucos são aqueles que podem ir ao legislativo de sua cidade. Considero um ato de cidadania acompanhar de vez em quando os trabalhos da classe política mais próxima dos cidadãos. 
Pro Legislativo – Há Câmaras que falam que é caro Tv Câmara mesmo na web. Requer muito investimento ou é falta de profissionais com conhecimento?
Maurício Viel –Não acho que investimentos em ferramentas de comunicação devam ser considerado caros. É, sim, um grande investimento, mas o resultado é compensador. Os equipamentos e serviços de streaming estão cada vez mais acessíveis.
Pro Legislativo – Osasco tem Tv câmara exibida na web e na Tv por assinatura, São públicos diferentes?
Maurício Viel –No nosso caso, acho que ainda não. Por enquanto, como estamos restritos à TV por assinatura, quem não é assinante das operadoras locais acaba vendo pela web. Em um futuro próximo, pretendemos lançar um aplicativo para celulares e isso sim poderá trazer “gente nova”.
Tela na web da TV Câmara de Osasco
Tela na web da TV Câmara de Osasco
Pro Legislativo – Na web vocês tem uma programação sendo exibida 24hs em modo contínuo, além da disponibilidade via menu. Qual foi a ideia desta estratégia ?
Maurício Viel –Para nós, transmitir 24h não gera custos altos. Com isso, nós já vamos ensaiando para ter uma programação 24 horas ainda mais atrativa e ampla, para quando viermos a ter um canal digital aberto.
Pro Legislativo – A Câmara de Osasco também é uma das poucas ou única no Brasil com um site específico para Tv Câmara. Gostaria que comentasse essa estratégia de comunicação.
Maurício Viel –Nós terceirizamos as operações de produção da TV Câmara Osasco e, desde sempre, nossos contratados se prontificaram a realizar um trabalho com um layout diferente do site da Câmara, uma espécie de hot site. O domínio “.com.br” foi para facilitar, visto que muita gente se perde entre “leg, gov e com”.
Pro Legislativo – Vídeo passou a ser um recurso indispensável na web ?
Maurício Viel –Com certeza. Mais do que nunca, as pessoas que passam a buscar o conteúdo na hora em que podem. Muita gente não está disponível para assistir na hora da exibição. Assim, atingimos muito mais gente e serve de arquivo histórico também.
Pro Legislativo – Sua hospedagem é You Tube ou streaming contratado ? Há vantagens e desvantagens ?
Maurício Viel –Usamos atualmente o YouTube. Mas chegamos a ter streaming contratado. Os recursos do YouTube são muito bons e gera economia nos investimentos de armazenamento. Só temos que tomar cuidado nas inserções de trilhas sonoras que têm direitos autorais. O sistema detecta e cobra explicações, podendo até bloquear a conta, após reincidências.
Pro Legislativo –  Qual o conselho que daria para Câmaras Municipais otimizarem sua Tv câmara na web?
Maurício Viel –Tragam sempre o povo para dentro da TV Câmara de sua cidade. Não deixem de mostrar e enaltecer a cultura local e prestem sempre serviço à população. A TV Câmara é uma excelente ferramenta para que os trabalhos legislativos sejam sempre melhorados e, como consequência, teremos cidades melhores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *