Temas modernos pautaram o II Congresso Nacional de Comunicação Legislativa em São Paulo

O II Congresso Nacional de Comunicação Legislativa ocorreu com receptividade e entusiasmo de participação, de vereadores e profissionais de comunicação de Câmaras Municipais,  no dia 28 de março, tendo como local o auditório da Abinee, na Av Paulista.

A proposta do Congresso tem sido trazer temas de desafio para a comunicação tornar-se uma ferramenta fundamental da produtividade legislativa das Câmaras Municipais, estando presente como elemento estratégico da gestão destas instituições, assim como instrumento de reaproximação com o cidadão e sua cidade.

Muitas câmaras municipais ainda sofrem com dependência histórica em relação ao poder executivo em suas cidades, conformando-se ao longo do tempo em serem palcos apenas de apoio ou oposição às Prefeituras.  A decorrência tem sido trabalhos legislativos reativos, pouco consistentes e sem reconhecimento da população.

A criação e fortalecimento de uma verdadeira comunicação legislativa, em um parceria importante entre vereadores e os profissionais de comunicação da instituição e dos gabinetes, é visto como um caminho para revitalizar as relações entre as Câmaras Municipais e as aspirações da sociedade local.  Para tanto, passa a ser fundamental a modernização det

O Congresso nesta direção abordou o tema da comunicação pública moderna, novos políticos eleitos através da visibilidade em plataformas digitais,o uso de redes sociais,  a interação entre vereadores e profissionais de comunicação, a tv legislativa multiplataforma, o papel das contas públicas e da transparência na comunicação, entre outros temas.

A grade do evento foi composta por:

Painel da  Construção de Reputação de um Vereador e atuação pelos digitais, com a participação do Consultor de Marketing Político Carlos Manhanelli e os  Vereadores Caio Miranda e Janaína Lima, da Câmara Municipal de São Paulo.

Filipi Oliveira, Diretor de Comunicação da Câmara Municipal de Curitiba, apresentou seu case de transparência nas licitações e iniciativas de comunicação criativas e lúdicas.

 

E finalizando a manhã, o tema abordado foi porquê as contas do poder público devem fazer parte da comunicação, em uma palestra de  Alexandre Sarquis, Diretor de Relações Político-Institucionais da Atricon – Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil.

Na parte da tarde, a primeira palestra foi sobre o  Papel da Comunicação no Diálogo Legislativo – Sociedade, com o jornalista Milton Jung, âncora da Rádio CBN e um dos idealizadores da plataforma “Adote um Vereador”.

Logo após o  especialista Marcelo Vitorino, professor de doutorado da ESPM, consultor de comunicação digital de campanhas eleitorais diversas ao longo dos últimos 10 a nos e da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, fez exposição sobre o uso dos meios digitais na comunicação pública.

 

Finalizando o dia, Sergio Lerrer, Editor do Portal Pro Legislativo , cineasta  e especialista em Comunicação Legislativa, fez uma palestra provocativa sobre o tema Reinventado a Tv Câmara e as Transmissões de Sessões em tempos de internet .

Galeria de fotos

Durante o II Congresso de Comunicação Legislativa para Câmaras Municipais, um talk sobre marketing politico com Marcelo Vitorino, responsável pela comunicação de campanhas eleitorais marcantes pelo Brasil nos últimos 10 anos. A entrevista é conduzida pelo jornalista Sergio Lerrer, publisher do portal Pro Legislativo, realizador do evento.

Vereadores de São Paulo, Caio Miranda e Janaína Lima destacam importância das redes sociais na aproximação do cidadão ao trabalho das câmaras legislativas.

 

Após palestra, o jornalista Milton Jung destacou a comunicação como ferramenta fundamental para o funcionamento das relações humanas em geral – bem como, é claro, para a atividade legislativa

 

Filipi Oliveira,Diretor de Comunicação da Câmara Municipal de Curitiba, apresenta formas criativas de se promover a transparência nas Câmaras Municipais

 

Alexandre Sarquis , Conselheiro Substituto do TCE-SP, comenta sobre importância da aproximação das Câmaras Municipais ao trabalho dos tribunais de contas

Um dos palestrantes do II Congresso Nacional de Comunicação Legislativa para Câmaras Municipais, o consultor político e professor Carlos Manhanelli conversou com o jornalista Sérgio Lerrer sobre a importância da comunicação do político com a população e avaliou as mudanças na dinâmica dessa relação ao longo dos anos

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