Rádio Leg nasce para levar informação e conhecimento as Câmaras Municipais de todo o país

Presidente da UVB, Gilson Conzatti, conversou com nossa reportagem a respeito do novo projeto da entidade

Com o objetivo de levar conhecimento e capacitação para os mais diferentes cantos nos quais estão situadas as Câmaras Municipais brasileiras, a UVB criou – nesse início de 2019 – a ‘Rádio Leg’.

O veículo de comunicação, que poderá ser acessado via internet através de um aplicativo, inaugurou sua programação ao vivo com a transmissão de enventos promovidos pela UVB e conta ainda com um eclético setlist de músicas planejado para acompanhar o servidor das Câmaras Municipais em seu expediente diário.

A reportagem do Pro Legislativo conversou com o presidente da UVB e um dos principais idealizadores da rádio, Gilson Conzatti, sobre detalhes e intenções futuras para o projeto.

Confira abaixo a entrevista na íntegra:

 

Pro Legislativo: De onde surgiu a ideia da rádio e que tipo de conteúdo ela trará?

Gilson Conzatti: A ideia da Rádio Web, cujo nome é ‘Rádio Leg’ que vem de legítima, legal e legislativa, surgiu a partir da vontade de criar um elo maior de ligação entre os formadores de conteúdo com os vereadores. Essa é a principal ideia.

O público da rádio que vamos trabalhar, serão as Câmaras de Vereadores e os assessores. A proposta é que o pessoal sintonize a rádio em seus computadores ou telefones celulares para se informar.

Por exemplo, a UVB promoveu um evento em Brasília e todo ele foi transmitido pela Rádio Web – que permite às Câmaras ter a palestra na palma da mão.

Resumindo, queríamos criar um mecanismo de comunicação entre a UVB e – as diversas pessoas que vão participar da rádio – para com os vereadores.

Além disso a rádio trará muita música. Eclética, mas bem calminha, para que o servidor que está trabalhando na Câmara possa escutar um som, sem se distrair do clima e do propósito do seu trabalho.

Pro Legislativo: Você acredita que, além do impacto na aproximação e no alcance das ações de capacitação da UVB junto aos vereadores, a rádio pode vir a servir como ferramenta de aproximação da população aos temas do legislativo?

Gilson Conzatti: A prioridade da rádio é buscar uma comunicação e uma aproximação com os vereadores e o poder legislativo municipal brasileiro. Claro que, automaticamente, a população também vai utilizar a rádio como um elo de ligação com os assuntos do poder legislativo, em um cenário no qual a gente sempre vai tentar aproximar-la de nossa realidade e tudo o que gira em torno do município em si como economia, desenvolvimento e muitas outras coisas.

A programação da rádio ainda está sendo desenhada, mas nesse primeiro momento nossa ideia é tornar o conteúdo dos eventos e palestras promovidos pela UVB acessíveis para todo o país.

Pro Legislativo: Você acredita que o investimento em comunicação via redes sociais e multimídia é o melhor caminho? Por que?

Gilson Conzatti: As redes sociais vieram para ficar e avançar. Claro que nós, homens e mulheres públicos, temos que ter muito cuidado com o que vamos postar.

Mas é fundamental que esse cuidado venha acompanhado de uma postura ativa e de descobrimento dessa ferramenta que – se bem usada – é extraordinária. Ela coloca o parlamentar em ligação direta com seu público alvo e certamente, quem souber trabalhar bem, só tem a ganhar.

Pro Legislativo: Como tem sido a percepção dos vereadores a respeito da criação da rádio?

Gilson Conzatti: O dia 13/02 foi a primeira experiência ao vivo da Rádio Leg e tivemos muitos acessos. Além da Rádio entramos ao vivo via Facebook e Instagram, bem como pelo youtube. Teremos um leque muito grande dessa informação que vamos passar.

O que queremos é levar conhecimento ao vereador e ao parlamento municipal como um todo. E na medida em que mais conhecimento e qualificação eles terem acesso, eles vão ser melhores.

O espírito da Rádio Leg é esse e já estamos percebendo a aceitação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *