Passos que geram energia

Passos que geram energia

Nico Noronha
Jornalista – De Porto Alegre

Fórmulas para desenvolver a energia cinética. Esse foi o desafio proposto pela Cameron International, empresa norte-americana fundada em 1920 e sediada no Texas. Pois boas ideias surgiram, com destaque para a
de um grupo de alunos de engenharia da Universidade Rice.

Quatro estudantes, Tyler Wiest, Carlos Armada, Juan Castro e David Morilla, criaram um protótipo que aproveita a energia originada dos passos para gerar eletricidade.

Funciona assim: o aparelho por eles desenvolvido, ao qual deram o nome PediPower Shoes, é acoplado à sola do calçado e tem uma alavanca que, a cada vez que é acionada – precisamente quando do impacto do calcanhar no chão – gera o motor do sapato ou tênis que a pessoa estiver usando. A energia criada a partir daquela engrenagem é suficiente para carregar aparelhos portáteis, como um celular.

Apesar de mostrarem que o objetivo pode ser alcançado, os testes realizados pela Cameron International revelaram que o aparelho ainda tem muito a evoluir. É grande e até incomoda um pouco para ser utilizado no dia-a-dia. Mas pode se tornar menor e produzir mais energia a partir de seu aperfeiçoamento.

De qualquer forma, a importância de buscar ideias sobre o fornecimento de energia a partir de atividades rotineiras do homem deve ser valorizada. Até porque, como destacou a empresa publicamente, a energia gerada poderá servir, no futuro, até mesmo em marcapassos ou para outros procedimentos médicos – de tal forma que a Cameron já ganhou, como parceiro para dar sequência ao projeto, o Instituto do Coração do Texas.

O aproveitamento da energia cinética, gerada a partir do movimento do corpo, já consta do rol de Eco Ações propostas pelo Legislativo Sustentável desde a sua origem.

É o caso do Eco Piso, que ajustado e colocado em uma passagem de pessoas – hall de entrada de prédios ou acesso a elevadores, por exemplo – pode transformar a energia cinética em energia elétrica, limpa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *