Baixo investimento em streaming prejudica Tvs Câmaras na web

Na web c

Mais de um terço das Câmaras Municipais do país não tem site na web. E boa parte dos aproximadamente dois terços que tem, de alguma forma procurou implantar o serviço de Tv Câmara.

90% destas Tvs Câmaras na web transmitem apenas as sessões plenárias ao vivo. É uma oportunidade do cidadão acompanhar o trabalho dos vereadores, seus debates e questões do município.

Porém aí começam os problemas. Para abrir e acessar as transmissões ao vivo nem sempre é fácil.  Em muitas Tvs Câmaras demora, falha, a qualidade é baixa. É preciso paciência.

Para adicionar o desafio de acompanhar as sessões, há a questão do horário. Muitas sessões são em horários úteis de trabalho, as pessoas estão impedidas por ocupação de assistir. Seria razoável que pudessem assistir mais tarde.

Muitas Câmaras Municipais até disponibilizam suas sessões gravadas. Ao menos o ícone de acesso está no site. Basta porém tentar assistir que se mostra inviável. Os links não abrem, a espera é grande, não há modo de busca por assunto tratado.

Enfim, é preciso muito e muito interesse para de fato querer assistir a Tv Câmara.

O trato e atenção dada ao assunto deveria ser outro.

A direção da Câmara Municipal deveria investir no streaming – serviço de hospedagem de vídeo na web – de sua Tv Câmara. Aumentar a capacidade dos servidores, permitir acesso rápido e sem espera, classificar as plenárias por interesse e tema, enfim, transformar realmente este processo todo em um serviço.

As Tvs Câmaras merecem mais por terem materializado uma forma de transparência dos trabalhos do legislativo municipal. Não é uma obrigação legal. Mas é um mecanismo importante de audiência e consideração política com a sociedade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *