Veja como foi o I Congresso Nacional de Comunicação Legislativa para Câmaras Municipais

CL44

O I Congresso Nacional de Comunicação Legislativa para Câmaras Municipais, em iniciativa do portal Pro Legislativo, com a curadoria do jornalista especializado no tema Sergio Lerrer, ocorreu no dia 23 de março em São Paulo, reunindo profissionais de jornalismo da área e vereadores interessados no assunto.

O Congresso foi uma iniciativa pioneira e que visa pautar a comunidade legislativa com o tema da comunicação. Segundo o idealizador e organizador, Sergio Lerrer, “o que existe no Brasil é um histórico – e que não é muito positivo – de comunicação pública. Porém, comunicação legislativa é outra coisa e requer conhecimento e ferramentas específicas. Estamos muito no início de entender de fato o seu potencial, mas é um início. E o Congresso é o embrião de tornar esse tema relevante e protagonista”.

O jornalista Milton Jung, âncora da Rádio CBN, foi um dos palestrantes do evento, entusiasmado que é pelo tema do Legislativo e pela relevância que as Câmaras Municipais poderiam ter. Inclusive é um dos integrantes de grupo de ativistas que no passado lançou a plataforma “Adote um Vereador”, de acompanhamento da atividade dos parlamentares municipais por parte de cada cidadão interessado.

Assista Depoimento do jornalista Milton Jung sobre o tema da Comunicação Legislativa

mimini

A jornalista Camila Marques , editora da Folha de São Paulo Digital, apresentou aos presentes algumas reflexões sobre a transição do jornalismo impresso para o jornalismo digital. Começando pelo modelo de texto, de título e do relacionamento com o potencial de audiência e com o volume de conteúdos. Apesar de a Folha ser hoje um dos sites de maior tráfego do país, ainda é um desafio diário de aprendizado e de esforços para ter uma visão mais clara do que é mais correto ou não para a plataforma de novas mídias. Uma das conclusões é a respeito da singularidade do conteúdo e de seu aspecto novo e único.

CL86

Um dos presentes foi o Filipi Oliveira, Diretor de Comunicação da Câmara Municipal de Curitiba.

Filipi de Oliveira comenta a relação da comunicação legislativa com a transparência

fififi

 

Um dos tema do momento, em função das manifestações da opinião púbica relativo à descrença na política, é o trabalho de construção e proteção de reputação. É muito mais do que um trabalho natural ou ocasional. Segundo a palestrante, jornalista e especialista em Media Training, Áurea Regina de Sá, a reputação é atualmente o maior patrimônio que uma liderança pode ter. E é precisa ter recursos para saber lidar com as negociações políticas e com as manifestações voltadas para a opinião pública. Existem técnicas profissionais para este domínio.

A construção da Reputação para poder liderar,na visão da especialista em Media Training, jornalista Áurea Regina de Sá

auau

As experiências na coordenação de setores de comunicação em casas legislativas municipais ainda são recentes. Muitas Câmaras Municipais de pequeno porte no país nem possuem site e nem possuem jornalistas. Ainda é um campo a ser profissionalizado e que dependerá em muito da visão das novas Mesas Diretoras. É um setor cujo investimento significa ter uma atitude mais amigável com a nova cidadania digital.

Antonio Assiz, que reformulou a comunicação da Câmara Municipal de São Paulo, comenta os desafios do setor

toto

O fato é que a comunicação legislativa precisa aproximar-se dos novos hábitos da cidadania digital.  A população acompanha as instituições públicas através da internet e de forma conveniente procura meios de manifestação.

Presente como palestrante no Congresso, Cristiano Ferri, Diretor do Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados, é um núcleo que vem gerando inteligência e soluções nesta direção. A partir de rodas de conversas entre sociólogos, jornalistas, parlamentares e jovens do setor de tecnologia de informação, procuram pensar e criar ferramentas capazes de ser os meios de interação dessa cidadania digital.

Assista depoimento de Cristiano Ferri, Diretor do Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados

haha

E no que tange aos desafios do mundo digital, tem algo que toca de perto ao modelo até então conhecido das tvs legislativas. Criadas como espelho das tvs abertas em VHF e UHF, as chamadas Tvs Câmaras tem diante de si a pressão por modernizarem-se e adotarem linguagem do mundo de web.

Para poder partilhar indagações, tendências e dúvidas com a platéia, ocorreu um painel de debates sobre Tv Multiplataforma, com a participação de Sylvio Guedes, Diretor da Tv Senado, e de Vitor Knijnik, CEO da Sanack, principal programadora de canais de You Tube no Brasil.

Sylvio Guedes, Diretor da TV Senado, relata os esforços da emissora legislativa

sysy

Vítor Knijnik fala sobre as tendências do vídeo online como maior meio de audiência na web

viviv

Diversos vereadores estiveram acompanhando o evento, sentindo a necessidade de modernizarem as ações de comunicação em suas Câmaras Municipais, Trata-se na verdade de um tarefa a ser feita em conjunto, entre agentes políticos e profissionais.

Refletindo essa aspiração, também participou do evento a direção da UVESP, União dos Vereadores de São Paulo.

Sebastião Misiara, Presidente da UVESP, enfatiza o papel da comunicação legislativa

sese

A comunicação legislativa divide-se em diversos segmentos de atuação e distancia-se cada vez mais de iniciativas de auto promoção e auto propaganda. Ela obrigatoriamente passa pela questão da transparência. Sem essa visão dificilmente a Câmara Municipal será respeitada como instituição pública verdadeiramente a serviço da sociedade.

Walmor Parente é jornalista que cobre há mais de 10 anos o Congresso Nacional e relata sua opinião sobre a comunicação do Parlamento

wawa

O Congresso foi multifacetado na abordagem de temas da comunicação legislativa. E não poderia deixar de abordar aspectos jurídicos. Como conseguir, afinal, conciliar uma visão do passado e uma visão moderna ? Começando pela dificuldade legal, perante o controle externo, de fazer algo tão simples como impulsionar posts no Facebook.

Para tentar orientar caminhos, ainda em formação de jurisprudência nessa direção, esteve presente em sessão de tira dúvidas a advogado especializada em temas eleitorais e políticos, Karina Kufa, Presidente do IPADE – Instituto Paulista de Direito Eleitoral.

Dra Karina Kufa aborda sua participação no Congresso Nacional de Comunicação Legislativa

kaka

O momento do evento foi de grande intercâmbio de experiências entre pessoas de diversas regiões do país. Profissionais e vereadores interagiram a partir de uma causa em comum: a necessidade de suas Câmaras Municipais serem mais efetivas na comunicação, serem mais criativas na forma de gerar conteúdo e envolver a sociedade.

Diversos responsáveis por setores de comunicação legislativa estiveram presentes.

Maurício Viel, jornalista que responde pela comunicação da Câmara Municipal de Osasco, comenta iniciativas para melhorar resultados no setor

Mama

O Portal Pro Legislativo pretende realizar outros eventos no setor. Conforme seu Diretor Sergio Lerrer:  “Vamos dar novos passos para pautar a comunidade legislativa com o tema da comunicação. Nossa ideia é de que os agentes políticos e profissionais compreendam que é mais do que uma atividade de apenas cobertura de agenda das casas legislativas, mas sim de educação de cidadania, formulação de políticas públicas e envolvimento da população com as causas e desafios públicos.”

VEJA ABAIXO GALERIA DE FOTOS DO EVENTO

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *