Tcu Digital – A visão de modernização do ambiente de web pelo Tribunal de Contas da União

DP2016_Banner_Web

O TCU – Tribunal de Contas da União vem sendo uma das instituições públicas mais focadas na melhoria do seu ambiente virtual e nas suas ações digitais.

Nem todo poder público entende ainda que o primeiro relacionamento do cidadão atualmente ocorre na internet. É ali onde é feita a pesquisa, onde é procurado contato, onde são pesquisadas informações a serem coletadas.

Neste caso, o órgão público pode oferecer um ambiente pouco preparado e anacrônico, onde apenas cumpre suas responsabilidades mínimas de transparência, ou desenvolve de fato um ecossistema amigável e capaz de proporcionar diversas etapas de imersão, conhecimento e mesmo procedimentos de interação.

QR_code_EuFiscalizo_celular vazado (1)

Há certo tempo o TCU já tinha lançado o app de celular “Eu Fiscalizo”. Com ele era possível qualquer pessoa ajudar a fiscalizar uma obra pública federal.  Poderia denunciar irregularidades, problemas de cronograma, problemas de execução ou de falta de transparência. Era o que se chama modernamente de “empoderar” o cidadão.

Biblioteca Digital TCU

Posteriormente o TCU armazenou todas suas normas e recomendações, com padrões de fiscalização, no ambiente virtual e passou a dar acesso a esta sua “Biblioteca Digital” através de um QRCode.

Assim, qualquer pessoa poderia estar conectada ao grande acerto da instituição de seu celular, pc, notebook ou tablet, de forma simples e direta.

Recentemente, no final do ano de 2016, o TCU fez uma repaginação do seu site, em mais um passo para tornar sua atividade de fato contemporânea, e ter comunicação direta com as gerações X, Y e Z, cada vez mais predominante na economia ativa e nas Universidades, e recém chegando aos quadros administrativos do poder público.

Segundo o TCU, as mudanças no site visam:

As mudanças implementadas no portal buscam melhorar a prestação de serviços e a comunicação do TCU com seus públicos. Uma visão completa e instantânea das informações e serviços do TCU podem ser acessadas por meio do menu superior, visível em todas as páginas do portal. São sete menus: O TCU; Controle e fiscalização; Sessões e jurisprudência; TCU e o Congresso; Educação e eventos; Fale Conosco; e Serviços e consultas.

Além disso, um novo mecanismo de busca de jurisprudência foi desenvolvido, buscando tornar as pesquisas mais simples, eficientes, rápidas e precisas.

Entre as principais mudanças se destacam:

– Possibilidade de realizar pesquisa simultânea em todas as bases de dados de jurisprudência;

– Adoção dos mesmos operadores lógicos utilizados pelos tribunais superiores (“e”, “ou”, “adj”, “não”, “prox”, “mesmo” e “$”);

– Inclusão de novos recursos como histórico de pesquisa, índice e navegação pelo resultado;

– Jurisprudência Selecionada: pesquisa por referência legal, navegação pela árvore de classificação dos enunciad”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *