Sociedade espera mais substância das Câmaras Municipais

Coluna do jornalista Sérgio Lerrer para o Pro Legislativo.

Onde a Prefeitura vai, a Câmara Municipal vai atrás.  E assim, na maior parte das vezes e dos municípios, o poder legislativo fica a reboque do programa de ação de Prefeitos e sua visão de mundo que só dura 4 anos.

As cidades hoje requerem muito mais olhares, muito mais energia e muito mais atividade complementar. Bem que as Câmaras Municipais podiam dar atenção para aquilo que a gestão municipal  não está contemplando…

A Câmara Municipal é pautada pelas demandas da Prefeitura Municipal, ávida pelas aprovações do seu projeto político, e pela indignação dos cidadãos. A Câmara Municipal está assim sempre na defesa, sempre se justificando ou silenciando.

O ideal é que tivesse suas próprias pautas e, ao contrário do que ocorre, ela sim pautasse prefeitura e cidadãos.

Minha sugestão é que se ocupem do que interessa: como a administração pública pode ser mais eficiente e econômica, como fazer a transição de um município tradicional para uma cidade inteligente, como tornar a comunidade e seus processos mais eco eficientes, como criar um ambiente de empreendedorismo e geração econômica, como planejar a cidade para ser viável e ter qualidade de vida para os próximos 20 a 50 anos ?

As capitais brasileiras tem dado sinais de saturação urbana e estão gerando empregos em velocidade muito mais baixa.  O desafio é integrar essas capitais com mais e mais polos no interior, pulverizando a ativação econômica mais diversificada por todo Estado.  Distribuir investimentos, motivos para fixação dos jovens em seus locais de origem, digitalizar as empresas locais de forma a atenderem todo país, reforçar os polos educacionais….

Mas isso tudo só poderá acontecer se for consenso a necessidade de avançar e alguém, que pode ser a Câmara Municipal, usar sua capacidade política para evolver os setores e a sociedade como um todo para criar um ambiente geral de busca de desenvolvimento.

Quem sabe seja a hora da Câmara Municipal fazer política de fato e construir cenário de mudanças para sua cidade, além de apoiar ou ser oposicionista a esta ou aquela gestão municipal especifica.

Sérgio Lerrer é especialista em comunicação legislativa e Publisher do Pro Legislativo.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *