Serviços efetivos e municípios desafiam o avanço do e-Gov

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O e-Gov no Brasil não está tão atrasado em relação ao resto do mundo, afirma Paulo Coelho, presidente do Proderj. Segundo ele, o problema no Brasil está mais relacionado às deficiências de infraestrutura, que dificultam o acesso do cidadão às informações disponíveis em sites e redes sociais desenvolvidas por órgãos do governo.

De acordo com Coelho, o Brasil está bem posicionado até mesmo no mobile-gov, uma vez que diversos órgãos já oferecem soluções em mobilidade para o público em geral. Mas ele chama a atenção sobre o volume de informações e a transparência, itens que ainda precisam avançar.

Uma pesquisa recém-publicada pela Cetic.br mostrou que o e-gov está mais avançado na esfera Federal. Os dados do estudo mostram que a maioria dos órgãos públicos federais e estaduais tem acesso a banda larga e possuem websites institucionais.

Porém 89%, ainda não oferecem efetivamente serviços voltados ao cidadão, como por exemplo, emissão de boletos e agendamentos. Já o quesito redes sociais identificou que 66% dos órgãos federais e estaduais possuem contas nos principais sites de relacionamento. Em plataformas de microblog estão 59% e 43% nas ferramentas de vídeos, como Vimeo e YouTube.

Na entrevista à CDTV, do portal Convergência Digital, Coelho destaca que as experiências na esfera estadual também evoluíram bem, mas no âmbito das prefeituras ainda há muito para fazer, sobretudo por haver mais de 5.500 municípios, com diferentes orçamentos.

ASSISTA AQUI ENTREVISTA EM VÍDEO

 

Fonte: Convergência Digital

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