Redes Sociais de Vereadores: muito mais do que apenas mural de posts próprios- Saindo da bolha

Coluna do jornalista Sérgio Lerrer para o Pro Legislativo.

Muitos vereadores e assessores pensam que o uso das suas redes sociais limita-se às publicações de seus próprios posts.  Naquela linha hoje eu fui aqui, hoje estive lá, hoje fiscalizei tal obra, etc, etc…  Nem todos percebem, mas acaba resultando num mural  exclusivo de divulgação das  suas atividades, cuja tendência é ser seguido apenas pelos seus já seguidores e afins. Navega na sua própria “bolha”.

Vejam, uma rede social –  Facebook e Instagram especialmente – como a descrita acima também é importante, mesmo que narcisística e ao estilo mundo de celebridades. Até porque o Vereador não deixa de ser, mesmo como agente público, uma celebridade local.  E perfis assim no minimo ajudam a dar transparência, mostrar a dedicação do Vereador, o uso do seu tempo, os pontos principais de sua preocupação, humaniza a política. Tudo isso é positivo. Pois hoje um Vereador sem redes sociais é desconectado do mundo.  Já que é nas redes sociais onde a maioria da população está e se informa. As pessoas não compram telefones para fazer ligações, compram para estarem nas redes sociais.

Ficam aqui três dicas iniciais objetivas para ampliar o trabalho de redes sociais de um vereador:

DICA UM – SIGA E SEJA  O PRIMEIRO A SABER – ISSO DÁ PODER E REPUTAÇÃO

Seguir e não só ser seguido é uma das funções e importante recurso das redes sociais. É a nossa janela direta para as instituições e pessoas que nos interessam.  Por exemplo: se sou de região de polo agropecuário, vou seguir a FPA- Frente Parlamentar da Agropecuária. Vai saber rapidamente o que eles estão fazendo, encaminhamentos, projetos legislativos. Poderá seguir o Incra, o Ministério do Meio Ambiente, o Banco Mundial, o  BNDES, a Embrapa, etc… Assim terá no seu feed de notícias uma espécie de boletim de informações sobre o universo de interesse de sua base. E poderá ser o primeiro a compartilhar. E fundamental também é seguir os Legislativos maiores: sua Assembleia Legislativa, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal. O legislador local tem que ser o primeiro a saber…. Fica a Dica.

DICA DOIS – DÊ ESPAÇO AOS OUTROS E ESPECIALISTAS -COMPARTILHE

Seja democrático e dê contornos de espaço de opinião para sua rede social.  Ao invés de publicar apenas suas ideias e impressões, deixando tudo numa vitrine perigosa de “eu, eu, eu”,  procure artigos, editoriais, colunas e análises publicadas em jornais, portais, revistas, meios de comunicação, blogs especializados, que reflitam o que você Vereador pensa e que expressem de forma técnica e organizada sua visão. Esses artigos compartilhados farão a função de validar seu ponto de vista, sem parecer que está tentando convencer por conta própria de forma repetida. Ajudam a sedimentar a formação de opinião das pessoas. Você já pode estar convencido de certas coisas, mas o público precisa de visão técnica e neutra. Fica a Dica.

DICA TRÊS – DÊ ESPAÇO PARA FORMADORES DE OPINIÃO E LIDERANÇAS DE SEU MUNICÍPIO

Uma rede social de Vereador é antes de mais um meio de comunicação online publicado e editorado  pelo olhar do parlamentar, que tem a oportunidade ali de destacar valores, pessoas e ações de seu município.  Vale à penas fazer posts regulares mostrando o trabalho e a opinião de lideranças de entidades associativas, seus trabalhos, sua visão sobre a cidade, de lideranças de entidades assistenciais, de classe, empresariais, de pessoas que fazem trabalhos sociais , tudo isso gera  valor para a rede social, mostra que é uma rede social que existe para a cidade.. Ainda por cima isso aumenta em muito a audiência. A maior parte dos pequenos municípios do Brasil não tem imprensa de verdade. O Vereador pode amenizar isso fazendo essa cobertura comunitária em sua rede social.

Com essas três dicas iniciais já é possível fazer uma rede social de Vereador com mais pluralidade, alcance e audiência bem maior. Vai interessar muito mais gente. É o “gatilho” para sair da bolha.

Próximo artigo sobre redes sociais: A importância do Vereador ter perfil no Linkedin.

Sérgio Lerrer é especialista em comunicação legislativa e Publisher do Pro Legislativo.

 

 

 

 

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