Realizado o I Fórum de Redes Sociais do Poder Legislativo

No dia 13 de junho ocorreu o I Fórum de Redes Sociais do Poder Legislativo. O evento foi realizado em São Paulo, e teve a presença de profissionais e vereadores de Câmaras Municipais de São Paulo, Pará, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Mato Grosso.

A importância do evento, entre outras, é institucionalizar o debate e a geração de conhecimento do uso das redes sociais pelo poder público e em particular pelo Poder Legislativo. Existe o reconhecimento de que hoje essas plataformas digitais são as mais determinantes para a formação de opinião das pessoas e para o engajamento de cidadania moderna.

O Fórum procurou reunir especialistas de vários segmentos que dizem respeito às rotinas de decisões que envolve o uso das redes sociais pelas Câmaras Municipais especialmente.

No início do dia a palestrante foi Camila Braga, uma das responsáveis pelo grande “boom” de sucesso do uso das redes sociais na Prefeitura Municipal de Curitiba na gestão de Gustavo Fruet. Na oportunidade os conteúdos obtiveram grande alcance, coloquialidade inédita para um órgão oficial e viraram inclusive tema de teses no Brasil e no exterior.

Já o Professor André Barbi, do Instituto Igam , reconhecido especialista em processo legislativo, organizou o entendimento a respeito do que é chamada publicidade e comunicação institucional e é lícita e muito bem vinda, da publicidade considerada questionável porque recai em promoção pessoal, de gestão específica ou que foge do interesse público.

Aprofundando o cuidado com a forma de uso das redes, de impulsionamento e fazendo uma imersão em aspectos que aferam o controle externo, uma das palestras foi do Conselheiro do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Licurgo Mourão, também autor de diversos livros sobre o setor de contas públicas e da fiscalização.

A Advogada Thalita Abdalla esteve presente na qualidade de especialista eleitoral e apresentou os cuidados, limites e possíveis “pegadinhas” da nova legislação, em que todos precisam estar atentos para não recair em improbidades variadas.

Encerrando o dia o procurador legislativo da Câmara Municipal de São Paulo, Ricardo Teixeira, elencou diversas situações do dia a dia do uso de redes sociais no legislativo, de situações internas e de relação externa, que levam a tensões, conflitos e que exigem um aprendizado e uma evolução da educação digital e da disciplina para evitar  o conflito no ambiente legislativo.

O idealizador do evento e jornalista editor do Pro Legislativo comentou que “O Fórum de Redes Sociais foi pensado para fazer uma mentoria organizada para quem atua nas Câmaras Municipais a respeito do uso de plataformas como Facebook, Instagram e Youtube.  É preciso apontar rumos, métodos, vantagens e riscos, para criar rotinas e uma direção saudável e proveitosa para ouso destas mídias. E isso só é possível ocorrer coletivamente, para que todos deixem de estar perdidos em relação a este assunto”.

Em breve será divulgada data de  novo Fórum com este tema mas como oportunidade de contato e relacionamento direto com dirigentes de plataformas digitais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *