Projeto REPÓRTER DO FUTURO é caso de sucesso da Escola do Parlamento da Câmara de SP

Repórter do futuro menor

A Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo tem sido precursora no país em atividades voltadas para a formação de cidadania.  Além de formação legislativa, tem captado o ambiente social brasileiro e proporcionado conteúdo de formação pessoal, de liderança, complementação profissional e política de maneira aberta e inclusiva.

Uma das iniciativas nesta direção é o projeto REPÓRTER DO FUTURO, instituído inclusive através de criação da Lei 15.506 de 2011.

Através do projeto, estudantes de jornalismo podem expandir seu conhecimento sobre a cidade de São Paulo, passam por processos de aprendizado sobre temas fundamentais do município.

Cada um destes temas tem um docente convidado especializado no assunto. São tópicos como Saúde, mobilidade urbana, habitação e urbanismo, participação cidadã, segurança pública, inclusão de deficientes, entre outros.

A premissa é a necessidade de os profissionais compreenderem a complexidade da cidade onde vivem. É preciso abordagem humana e técnica com uma visão macro.

E a formação dos jornalistas cada vez mais requisita conhecimento sobre o ambiente urbano. A população dá sinais de um profundo interesse de como melhorar a qualidade de vida nas cidades. O jornalista portanto, além da formação básica na sua graduação, precisa ter uma imersão de maneira mais profunda neste conhecimento.

A Escola do Parlamento mostra assim sua vocação para preparar pessoas e profissionais para a vida em comunidade, para aquilo que tem caráter público e que de maneira indissociável faz parte da vida de cada indivíduo.

O curso é coordenador pelo jornalista Sergio Gomes, responsável pelo projeto em si, e pelo jornalista Milton Bellintani, Diretor da Escola do Parlamento da Câmara Municipal.

Mais informações aqui:

PROJETO REPÓRTER DO FUTURO – SITE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *