Pro Legislativo realiza evento ao vivo abordando expansão da Comunicação dos Tribunais de Contas

Em 26 de março ocorreu o segundo evento do Pro Legislativo com foco em comunicação para Tribunais de Contas. Foi realizado em formato virtual,com equipes de comunicação do setor assistindo em polos presenciais em suas instituições.

A abordagem durante a tarde do evento evidenciou a janela de oportunidade neste momento para que o exercício da comunicação no setor também contemple um jornalismo de contexto e cidadania, não só dando exposição aos julgamentos e decisões, mas também criando quadros de entendimento, compreensão e imersão no setor de contas públicas.

Segundo a jornalista Luiza Damé, gerente da Agência Brasil e uma das participantes do evento, é preciso relacionar as decisões tomadas com a vida das pessoas na prática. Ela deu exemplos de esforços de ações da Agência Brasil nas quais as equipes de reportagem deslocam-se a municípios do interior e lá coletam depoimentos, dados locais e mostram os impactos reais do país na vida do cidadão.

O moderador do evento, jornalista Sergio Lerrer, editor do Pro Legislativo, ressaltou que os espaços digitais das instituições públicas, site e redes sociais, precisam ser mais do que simplesmente murais de publicações de decisões. Em um momento no qual os meios de comunicação tradicionais reduzem suas equipes, as próprias instituições públicas precisam direcionar parte de seus esforços de comunicação para um jornalismo cidadão.

Marcelo Vitorino,   consultor de marketing político e professor da ESPM, fez uma exposição sobre como a construção da opinião pública ocorre de forma interativa via redes sociais na sociedade contemporânea, e qual na sua visão é o papel da comunicação produzida por uma instituição pública que pode ser mais bem apreciada.

Já na abertura a participação foi do Conselheiro do TCE-PB Fábio Nogueira, Presidente da Atricon  – Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil -onde abordou o esforço dos Tribunais de Contas visando maior digitalização,   modernização de estruturas e transição para o mundo digital.

O jornalista Umberto Goulart, com passagens pelas Rádios CBN e Gaúcha,  focou sua exposição no formato da comunicação que melhor funciona nos dias de hoje, adotando simplicidade, concisão, abordagem direta e sempre criando narrativas e contando uma boa história que envolve pessoas e o pitoresco.

Uma percepção que fica é a necessidade de construir uma comunicação pública no setor de contas eficaz na divulgação das decisões técnicas, porém também humanizada e capaz de contextualizar o que significa suas repercussões no mundo real do dia a dia.

Em breve será divulgado calendário de nova agenda de eventos.

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