O Papel da Comunicação Interna no Legislativo

Coluna do jornalista Sérgio Lerrer para o Pro Legislativo. 

Organizações só funcionam e crescem na melhor arregimentação de seus esforços internos na direção dos objetivos. Mal comparando, qualquer time de futebol tem que saber para que lado é o gol do adversário. Se cada um chutar para lados diferentes o resultado será esforços jogados fora e derrota.

Da mesma forma no Legislativo. Independente da diferença entre partidos e ideologias, todos compõem e dependem do sucesso e da aceitação da mesma organização pública: a Câmara Municipal ou Assembleia Legislativa.

A comunicação interna é a mais eficiente ferramenta para alinhamento dos objetivos, reconhecimento dos desafios em comum e sincronia no passo a passo das atividades. Para que funcione é necessário ter os meios, canais, produzir mentoria e ter metas.

O resultado da comunicação do Legislativo como um todo será muito mais forte se a “banda” tocar dentro do mesmo arranjo musical e cada um na sua especialidade. Assim as chances de repercussão do trabalho do Legislativo junto à sociedade tornam-se maiores.

Primeiro recomendo que a comunicação proporcione treinamento para as equipes de gabinetes, parlamentares e servidores em geral. Sem reconhecer que a comunicação é hoje o meio mais importante de fazer política fica difícil. E é preciso então adquirir habilidades, reconhecer dinâmicas e desenvolver aptidões. Todo mundo precisa ser um pouco multimídia e multidisciplinar, todo mundo deve estar atento a novos conteúdos.

Depois é preciso organizar os meios para que a comunicação interna possa ser feita: sistema de emails para todos da casa, relação de disparo de Whatsapp, grupo de Whatsapp com os assessores de comunicação, reuniões, palestras e encontros.

Fundamental também é institucionalizar um plano de Comunicação Anual. Assim todos saberão o caminho, quais os “trilhos”, intensidade e estratégias das atividades de comunicação e suas ênfases. Assim todos poderão pensar e imaginar para o mesmo sentido.

Depois também é relevante o que chamamos de alinhamento. Traduzindo, é aquela atualização diária ou semanal sobre inovações do setor, novidades em recursos offline e online, agenda de eventos dentro e fora que todos podem participar, oportunidades de qualificação e, principalmente, temas de formação a respeito do interesse público de desenvolvimento do município ou Estado em todos os campos possíveis. Vereadores ou Deputados, e suas equipes, precisam ser “esponjas” que absorvem ideias e insights para fazer avançar áreas sociais e econômicas de suas localidades. Para isso é preciso estar atento a medidas legislativas de outras casas, temas que podem ser novos paradigmas em políticas públicas e assim por diante. Avança mais quem sabe mais e quem tem a informação na frente.

A comunicação interna precisa ser pensada e estruturada. Como um tronco forte e bem desenhado para ser a alavanca da comunicação externa. Só assim a divulgação da Casa poderá alcançar objetivos mais consistentes e menos fugazes, fruto de um trabalho de equipe.

Sérgio Lerrer é especialista em comunicação legislativa e Publisher do Pro Legislativo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *