O Vereador e as redes sociais

 

Coluna do jornalista Sérgio Lerrer para o Pro Legislativo. 

Bendito mandato de Vereador que tem atualmente as redes sociais para ganhar visibilidade e interagir de forma direta com o cidadão.

Apesar disso muitos vereadores estão “aperreados” porque via redes sociais ficaram mais expostos e se sentem vulneráveis e pressionados.

A verdade é que todo mundo fala em nome da liberdade de expressão e transparência, mas detesta virar vidraça.

Quem assume mandato hoje sabe perfeitamente que a política na sociedade conectada e digital é rápida, exige opinião a cada segundo, não tem como controlar nossos “calcanhares de Aquiles” e o jogo é jogado em ritmo muitas vezes cruel.

Ou o Vereador e sua equipe habilitam-se às competências técnicas, editoriais e narrativas das redes sociais, ou permanecerão anônimos e com pouquíssima força política. As redes sociais estão fortalecidas como um segundo plenário, com muito mais pessoas numa espécie de audiência que começa e não termina nunca.

É o desafio que faço a todos vereadores, equipes e câmaras municipais: sejam fortes no exercício do Mandato e do Legislativo digital, estejam em sintonia com esse mundo aberto e colaborativo, ou estarão confinados à inexpressividade.

Esse é o nosso mundo real dos dias de hoje. Gostem ou não. Candidatar-se a um cargo público passou a ter o ônus da exposição no mundo virtual. Não é opcional…

Sérgio Lerrer é especialista em comunicação legislativa e Publisher do Pro Legislativo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *