Mais de 8,5 milhões de estudantes da educação básica estão com atraso escolar

Atraso

Mais de 8,5 milhões de estudantes da educação básica estão com atraso escolar de dois anos ou mais. Os dados sobre distorção idade-série 2013 já estão disponíveis. ( Fonte: Portal QEDU)

De acordo com a legislação brasileira, a criança deve ingressar no 1º ano do Ensino Fundamental aos 6 anos de idade. Assim, aos 14 anos ela entrará no 9º ano e finalizará esta etapa com 15 anos. Dos 15 aos 17 anos este aluno deve estar matriculado no Ensino Médio. A realidade, porém, é que 6,1 milhões dos estudantes do fundamental (21%) e 2,4 milhões de estudantes do ensino médio (29,5%) não estão na série correta. São 22,9% dos alunos do ensino básico com atraso escolar de dois anos ou mais no Brasil.
O QEdu disponibiliza a partir de hoje os dados em pontos percentuais do Censo Escolar 2013 sobre distorção idade-série de todas escolas do Brasil. O portal lista as informações por dependência administrativa (rede pública, federal, municipal, estadual e privada), localização (rural e urbana) e etapa escolar (por séries do ensino fundamental e médio), além de exibir o histórico de 2006 a 2013 – permitindo visualizar a evolução em mapas, gráficos e tabelas.
Apesar do alto percentual de alunos com distorção idade-série, a análise dos dados de evolução entre os anos de 2010 a 2013 mostra que o atraso escolar no ensino médio recuou 5,4% entre os estudantes matriculados na rede pública. Os estados com maior redução da distorção idade-série são: Pernambuco (-29,1%), Paraíba (-29%), Alagoas (-28,9%), Piauí (-26,7%) e Maranhão (-24,8%).
Os números de distorção são mais altos nas escolas rurais do Brasil: no 6º ano, a distorção série-idade chega a 47,2%. Os números também chamam atenção no ensino médio, com 44% de atraso entre alunos do 1º ano. O Piauí, apesar de ter uma alta taxa de redução da distorção, ainda apresenta metade dos seus alunos de ensino médio com dois anos ou mais de atraso escolar.
A região norte do país concentra maior número de alunos com atraso durante a educação básica. No ensino médio, o total de alunos com atraso no 1º ano da rede pública chega a mais da metade dos matriculados (50,6%). Já a região sudeste do país tem os menores índices de atraso: 20,1% dos estudantes estão fora da idade adequada para o 6º ano; no 1º ano do ensino médio, 25,6%.
No 6º ano, o estado de São Paulo contempla menor distorção idade-série do Brasil, com 90,5% dos alunos em ano escolar adequado para a idade. Escolas privadas brasileiras concentram índices baixíssimos de atraso escolar: alunos com idade inadequada à série não chegam a 10% da rede em nenhum ano escolar. Ainda no sistema privado, Paraná segue com os mais baixos índices de atraso escolar, sendo 2,1% na 6ª série e 4,8% no 1º ano do ensino médio.
Em todo o Brasil, a rede pública possui 8,6 milhões de estudantes matriculados no ensino médio. Dentre estes alunos, o atraso escolar de 2 anos ou mais chega a 34,4%, mostrando que mais de 1,2 milhão dos jovens não estão na etapa escolar adequada para sua idade.
Para ver dados do Brasil, como exemplo, acesse: http://www.qedu.org.br/brasil/censo-escolar.
Para buscar dados de uma escola, município ou estado basta digitar na busca – no topo da página – o nome da localidade que você quer consultar e acessar a aba “Censo”. Depois, selecione a opção “Distorção Idade-Série” e veja os dados do local.
A informações de distorção idade-série se referem aos dados coletados no Censo Escolar 2013 e representam a realidade informada pela rede de ensino e suas escolas até a última quarta-feira do mês de maio deste ano. Os dados são públicos e oficializados pelo Ministério da Educação (MEC).

Ao longo de 2014, o QEdu também atualizará os microdados do Censo Escolar referentes à taxa de aprovação e abandono escolar. Em maio, foram divulgados os números sobre matrículas e infraestrutura. 

 

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