Livraria do Senado lança novo site com obras gratuitas e navegação amigável

A Livraria do Senado Federal surgiu no final dos anos 60 como um canal de distribuição do conteúdo gerado pelo Legislativo. A literatura especializada, ensaios, reflexões e análises decorrentes e do entorno da atividade da instituição passaram a ser impressas pela Gráfica do Senado e distribuídas.

A importância é grande visto que um setor público como o Legislativo precisa do pensamento crítico para ganho de qualidade, replicação e formação de pessoas.  A Livraria gera assim um núcleo de localização de obras de informação, debate e inteligência política da República, do Senado Federal em si e do processo legislativo como um todo.

Com o lançamento de um site mais moderno, responsivo e com obras gratuitas para download, ou com pagamento mínimo para remessa na versão impressa, torna-se uma fonte valiosa para leitura de fácil acesso, seja para o cidadão,para partidos, para escolas e agentes públicos.

O Pro Legislativo realizou entrevista com Thomas Gonçalves, chefe do serviço de multimídia do Senado Federal, sobre a nova fase da Livraria.

Pro Legislativo: Desde quando e com que propósito existe a Livraria do Senado ?

Thomas Gonçalves: A Livraria do Senado teve seu embrião em 1969, quando a Gráfica do Senado – Serviço Gráfico, à época – começou a comercializar obras por ela impressas. Entre essas obras, destaca-se a Revista de Informação Legislativa (RIL), criada em 1964 e hoje o periódico acadêmico da área de Direto mais antigo em circulação contínua no país. Atualmente, sua classificação Capes é A2. Passados mais de quarenta anos, o foco da Livraria mudou: não mais na comercialização, mas sim na divulgação gratuita de suas obras por meio de download. Por essa razão, a maioria de nossas obras podem ser baixadas sem custo. Vale ressaltar que nossa comercialização não visa ao lucro, pois as obras são vendidas a preço de custo, além do que o frete é grátis para compras via Internet.

Pro Legislativo:  A oferta de conteúdo e livros pela internet abrange que tipo de conteúdo ?

Thomas Gonçalves:  A Livraria do Senado disponibiliza obras publicadas pelo Senado Federal, mormente do Conselho Editorial (CEDIT), focado em títulos de história e de literatura, e da Edições Técnicas (COEDIT), focada em legislação. Além delas, obras autorais sobre direito e processo legislativo, como teses e leis comentadas.

Pro Legislativo: Houve uma reformulação no site, qual a o propósito ?

Thomas Gonçalves: Nosso site anterior já estava deveras defasado, apresentando diferentes problemas, além de leiaute enrijecido. O novo site, feito por empresa vencedora de licitação pública, apresenta mais ferramentas de interação e de acessibilidade, além de ser mais responsivo e ter leiaute mais moderno e agradável, melhorando a experiência do usuário.

ACESSE AQUI O SITE DA LIVRARIA DO SENADO

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *