Lançamento da Rede Nacional de Sustentabilidade no Legislativo será dia 05.11

No dia 05 de novembro, às 10 horas, na Sala de Conferências do Edifício Sede do Tribunal de Contas da União, em Brasília, ocorrerá o lançamento da Rede Nacional de Sustentabilidade no Legislativo, também do Curso EaD sobre elaboração de Plano de Logística Sustentável e do site da Rede Nacional do Legislativo Sustentável. Sua Assembleia Legislativa e Câmara Municipal estão convidados a participar do evento e a assinar o termo de adesão à Rede.

Confirme a participação de sua Instituição pelo e-mail: ecocamara@camara.leg.br

Contexto Histórico

A Gestão Pública Sustentável, para se efetivar, deve observar diversas dimensões: social, ambiental, ética, econômica, cultural e jurídico-política. Os problemas e soluções inerentes à administração pública devem ser analisados de maneira sistêmica, considerando a sustentabilidade nos seus processos, atividades e projetos.

Nesse sentido, cabe aos gestores públicos a responsabilidade de atualizar seus modelos mentais e paradigmas de desenvolvimento para um padrão sustentável.

Os desafios a serem enfrentados são imensos. Em especial, destacamos os relacionados à mudança cultural e à atualização da interpretação jurídica sob o viés a sustentabilidade, notadamente no que se refere às compras públicas. Destaque-se a necessidade de a Administração Pública dar o exemplo na sua atuação cotidiana, seja na definição dos processos de trabalho, seja na implantação de projetos, seja no desenvolvimento de recursos humanos, seja no atendimento efetivo às demandas dos cidadãos.

O Acórdão 1.056, de 2017, do Plenário do Tribunal de Contas da União, faz encaminhamentos e determinações buscando confirmar esses novos paradigmas.

Nessa linha, tramita no Congresso Nacional o Projeto de Lei 10.453, de 2018, cujo relator é o Deputado Daniel Coelho, que dispõe sobre diretrizes e instrumentos para o planejamento de ações de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios. O Plano de Logística Sustentável, definido no art. 4º do PL como instrumento do planejamento de ações de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental no âmbito do poder público, é um instrumento inovador e eficaz para a gestão pública, pois integra a sustentabilidade aos objetivos da instituição, a serem buscados por meio do estabelecimento de planos de ação, com metas e responsáveis definidos, aprovados pela alta gestão do órgão.

Grupo Legislativo Federal Sustentável

Desde março de 2018, as unidades administrativas responsáveis pela gestão sustentável da Câmara dos Deputados, do Senado Federal e do Tribunal de Contas da União têm se reunido para discutir, compartilhar e pensar ações e projetos sustentáveis. Essa parceria foi formalizada com a assinatura de Termo de Cooperação entre as Casas do Legislativo, com a formação do Grupo Legislativo Federal Sustentável para intercâmbio de práticas e desenvolvimento de ações voltadas à gestão sustentável.

Diversas ações foram concebidas e efetivadas pelo Grupo, dentre as quais destacamos:

  • realização do I Seminário Nacional de Sustentabilidade do Legislativo, em 06/11/18, em que foi discutido o tema gestão sustentável no Poder Legislativo e apresentadas e discutidas boas práticas desenvolvidas no âmbito das Casas Legislativas Federais;
  • participação da Câmara dos Deputados no Projeto Oficina Câmaras Verdes, desenvolvido pelo Interlegis, do Senado Federal, com o objetivo de orientar as Câmaras Municipais e Assembleias Legislativas na elaboração de seus PLS; a convite do Senado Federal, a Câmara integrou o projeto, tendo participado das oficinas realizadas na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, nas Câmaras Municipais de Salvador, de Franca e de Novo Hamburgo, além de evento na Câmara Legislativa do Distrito Federal;
  • criação de programação conjunta para o mês do meio ambiente, com a divulgação dos eventos dos entes legislativos federais;
  • elaboração e planejamento do II Seminário Nacional de Sustentabilidade do Legislativo em 2020, com definição de periodicidade bianual;
  • disponibilização de cursos em EAD, no sítio eletrônico do TCU, sobre Sustentabilidade na Administração Pública e sobre Contratações Sustentáveis .

A partir dessa experiência, foi idealizada a formação de uma Rede Nacional de Sustentabilidade no Legislativo, com o objetivo de ampliar o escopo do Grupo para os órgãos do Poder Legislativo nas esferas estadual e municipal, quais sejam, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais, além da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Faça parte dessa Rede que visa contribuir para a melhoria da Gestão Pública Sustentável.

 

GRUPO LEGISLATIVO FEDERAL SUSTENTÁVEL

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *