Lançada Rede Legislativo Sustentável em evento inédito em Brasília

Nos dias 6 e 7 de novembro ocorreu em Brasília o I Seminário Nacional de Sustentabilidade no Legislativo. O evento é pioneiro na mobilização simultânea de diversos poderes públicos para criação de convergência e sincronia de suas ações na área de boas práticas ambientais.

A realização foi uma iniciativa conjunta do TCU – Tribunal de Contas da União, Senado Federal e Câmara dos Deputados. O Presidente do TCU, Ministro Raimundo Carreiro, fez na oportunidade o lançamento da Rede LEGISLATIVO SUSTENTÁVEL, que pretende atrair as diversas casas legislativas do país para estarem juntas dessa proposta.

Estiveram presentes diversos gestores de programas ambientais do Poder Público do Distrito Federal, de Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais.

A grade de palestrantes apresentou programas de ação e medidas tomadas na área de gestão de resíduos, uso de água e luz, do Congresso Nacional e do TCU. Inclusive painéis solares que no caso do Tribunal de Contas hoje em dia é responsável por  aproximadamente 20% da energia elétrica.

Os participantes puderem acompanhar também de maneira pedagógica os Objetivos Sustentáveis do Século, aos quais todo poder público e organização privada precisa buscar alinhamento para melhora dos índices e métricas.

O Seminário contou também com a participação de Cristiano Ferri, fundador do Laboratório Hacker na Câmara dos Deputados, que narrou sua experiência de inovação no legislativo e no setor público em geral. E o jornalista Sergio Lerrer, editor do Pro Legislativo, fez palestra sobre “Gestão Pública Sustentável em Rede Colaborativa”.

Os valores e ações de sustentabilidade hoje no mundo são vistos como intrínsecos à uma gestão eficiente e amigável ao seu meio ambiente e meio social. O avanço cada vez maior e mais rápido do poder público nessa direção é uma outra forma de reaproximação mais cúmplice entre o que é público e o que é privado, considerando que os recursos naturais são de todos.

Assista abaixo as palestras do primeiro dia

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *