Jornalismo Legislativo é cada vez mais digital e multimídia apontou Seminário

No dia 26 de junho ocorreu no formato de evento ao vivo o “Seminário de Jornalismo Legislativo Digital”.  A iniciativa foi da plataforma ORIENTACOM, que tem foco em conteúdos de comunicação pública e legislativa, e é administrada pelo IGAM – Instituto Gamma de Gestão Pública.

O Seminário foi assistido por diversas equipes de comunicação de Câmaras Municipais no formato de polos presenciais, recebendo sinal / link diretamente de estúdio de Brasília e projetando em datashow.

O diretor da Agência Senado e Jornal do Senado, jornalista Flávio Faria, fez uma apresentação a respeito do esforço da comunicação do Senado em desenvolver matérias que reúnam partes de texto, partes de vídeo, infográficos e outros recursos. Em sua visão,  o jornalismo precisa gerar matérias amigáveis, agradáveis de leitura, mas que ao mesmo tempo ofereçam contexto e ajudem a situar o cidadão a respeito do tema em foco com seu contraditório.

O moderador do evento, o jornalista editor do Pro Legislativo Sergio Lerrer, enfatizou que nos dias de hoje as redações dos meios de comunicação tradicionais estão bem menores em comparação ao passado e estão impossibilitadas de destinar setoristas para cobrir os legislativos estaduais e municipais. Assim, os departamentos de comunicação passam a ser muito mais importantes, produzindo material para seus espaços da casa, mas também para serem usados por terceiros.   Confirmando essa tendência, Flávio Faria ressaltou que aumentou exponencialmente o uso de textos e fotos da Agência Senado pela imprensa.

Tarso Rocha, profissional de mídias sociais também do Senado Federal, fez exposição sobre sua visão do que funciona mais nos dias de hoje nas redes sociais e de que forma.  Explicou como seus “timelines” concentram materiais que são produzidos pela Tv, pela Rádio, pela Agência e Jornal, oferecendo uma sequência incessante de conteúdos.

Já o advogado Daniel Falcão, professor do Instituto do Direito Público, abordou o que chamou de importância do “tom”  das publicações nos espaços de comunicação do legislativo, sem ênfases ou subjetivações, assim como equilíbrio na quantidades de vezes de visibilidade entre os parlamentares.

O Seminário veio a contribuir com mais um passo na direção de uma comunicação legislativa mais republicana, com ética e capaz de estabelecer uma relação mais transparente entre o poder público e o cidadão.

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