Faça sua própria “audiência pública” em programa de ação de relações governamentais

Coluna do jornalista Sergio Lerrer

As relações de setores econômicos, sociais e de carreiras tem uma nova realidade nos novos tempos de cidadania, que é lidar com uma opinião pública viva e com manifestação de opinião de forma contínua nas redes sociais.  Esse fenômeno impacta diretamente na capacidade de projetos e interesses andarem para frente, seja em ambiente de governo, seja em ambiente de legislativo.

Diante disso torna-se relevante fortalecer a proatividade da defesa, do debate e da validação dos pleitos setoriais.

Justifica-se, por exemplo, usar os espaços legislativos ou auditórios públicos de fácil acesso para promover eventos de conhecimento a respeito dos aspectos desses pleitos, de forma com que possam serem entendidos como avanços e para que venham a ter interesse e relevância para um projeto de economia,  de sociedade e de país.  Não deixando de lado a opção destes espaços e ações também poderem ocorrer no universo digital e com sua dinâmica própria e cheia de possibilidades.

Essas ações são verdadeiras “audiências públicas” livres e sem procedimentos cerimoniosos, capazes de servir como tempo e espaço de aproximação, entendimento e preparação de consensos, sem depender do que em paralelo ocorre no protocolo oficial.

Não vamos nos esquecer: no mundo digital e contemporâneo a sociedade anda mais rápido do que Governos e Parlamento, e muitas vezes estes é que são formados pela pressão dos influenciadores  e precisam correr para estarem par e passo com o conjunto de cidadãos.

É com essa visão adicional que a comunidade de Relações Governamentais é desafiada nesse momento. Precisa acionar novas ferramentas e oportunidades de forma estratégica para passar sua mensagem e construir alianças.

Sergio Lerrer é jornalista, cineasta, especialista em comunicação pública e legislativa, atuando como Editor do “Pro Legislativo” e é consultor de entidades, federações, confederações e terceiro setor.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *