Entrevista com Roberto Lamari – Presidente da Apel – Em dezembro ocorre o 4° encontro da Associação Paulista de Escolas do Legislativo e Contas

No dia 7 de dezembro acontecerá o 4° encontro da Associação Paulista de Escolas do Legislativo e Contas – Apel. A cerimônia acontecerá na Câmara Municipal do Guarujá – SP.

O evento promovido pela própria Apel tem o objetivo de desenvolver um painel de debates que busque passar a importância que a Escola do Legislativo possui, em especial ao parlamento. Além da troca de experiências entre pessoas da área e debates de como realizar uma boa gestão.

Roberto Lamari, Presidente da Apel, conversou com o Pro Legislativo sobre o evento, além de falar sobre a expectativa da abertura de novas Escolas, o momento atual do setor e a capacitação dos gestores.

Confira a entrevista na íntegra:

Pro Legislativo Quais serão os temas abordados no Encontro?

Roberto Lamari – Os temas abordados se referem à gestão das Escolas de Governo, projeto pedagógico, e educação para a cidadania.  Neste encontro promovido pela Apel, no dia 7 de dezembro no Guarujá, estamos trabalhando para contar na abertura com um grande nome do cenário nacional.

 

Pro Legislativo – Há uma expectativa de abertura de novas escolas legislativas em Câmaras Municipais para os próximos meses?

Roberto Lamari – Temos conversado com São Bernardo do Campo, Guarulhos, Assis e Morungaba, mas certamente existem outras iniciativas pelo Estado de São Paulo.

 

Pro Legislativo – Certa renovação que ocorreu nas últimas eleições, com Vereadores e Presidentes novos, tem favorecido a atividade das Escolas, ou ainda existem dificuldades de aprovação de orçamento e calendário de ações próprias com autonomia?

Roberto Lamari – A nova legislatura está mais antenada e preocupada com os anseios populares, até pela crise de representatividade que temos na política, em especial no Poder Legislativo, mas ainda é um entrave para que eles tenham um conhecimento da importância da escola do legislativo para o parlamento. Porém quando há o entendimento todos querem ter suas Escolas.

 

Pro Legislativo – Servidores que assumem a gestão das Escolas estão preparados para este desafio ou é um processo de formação?

Roberto Lamari – Os servidores são muito empolgados em criar e levar à frente suas escolas. É papel da Apel ajuda-los a gerir, é necessário formatar um planejamento estratégico e um projeto pedagógico e isso exige uma expertise nem sempre de conhecimento de funcionários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *