Dia Mundial do Meio Ambiente é pauta no Senado

O Dia Mundial do Meio Ambiente, neste 5 de junho, motivou discurso da senadora Lídice da Mata (PSB-BA) em Plenário. A data marca a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano, organizada pela ONU, há 42 anos. Lídice afirmou que foi a primeira vez que a comunidade internacional abriu os olhos para os riscos do crescimento econômico sem limites e começou a reconhecer a necessidade de parâmetros restritivos.

Depois de todo esse tempo, no entanto, ela afirmou que se tem pouco a comemorar. De acordo com a senadora, o resultado da “irresponsabilidade” do homem na preservação do patrimônio natural gerou o que hoje lota os noticiários: secas intermináveis, enchentes, deslizamentos, pragas, incêndios descontrolados, espécies extintas.

– O desequilíbrio do planeta, nobres colegas, é consequência de nossa própria negligência e pode tornar-se causa de nossa derrocada – afirmou.

Lídice destacou o último relatório do painel do clima da ONU, o IPCC, em que os cientistas alertam para os riscos já nesse século. Segundo os cientistas, o aquecimento global terá efeitos graves, com redução da oferta de água doce, comprometimento da produção das grandes culturas e redução da biodiversidade marinha.

– Isso significa que os danos causados pelo crescimento insustentável não são uma abstração intangível. Nossos filhos e netos já nascidos padecerão dos males de um meio ambiente desequilibrado – lamentou.

A senadora reconheceu que o cenário não é alentador, mas disse que nem por isso deve haver desânimo. Segundo ela, é hora de agir para a viabilidade das novas gerações. No país, salientou a senadora, os representantes democraticamente eleitos devem se empenhar na tarefa de conservar o patrimônio natural brasileiro, seja aprovando leis de proteção à natureza, seja evitando a publicação de normas que prejudiquem mais ainda o meio ambiente.

O Senado também exibe filmes sobre a temática. O circuito “Tela Verde” é uma iniciativa dos Ministérios do Meio Ambiente e da Cultura, por intermédio da Secretaria do Audiovisual, que tem como objetivo estimular a produção audiovisual independente sobre a temática socioambiental.

Entretanto, as comemorações não ficam restritas apenas a esta semana: até o dia 30 de junho haverá visitação ao viveiro do Senado. A visitação pode ser feita no Senado e na Câmara dos Deputados com agendamento prévio.

Fonte: Agência Senado

Senadora Lídice da Mata (PSB-BA) discursa no Senado lembrando o Dia Mundial do Meio Ambiente
Senadora Lídice da Mata (PSB-BA) discursa no Senado lembrando o Dia Mundial do Meio Ambiente

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *