Deputado e Vereador Blogueiro

Coluna do jornalista Sérgio Lerrer para o Pro Legislativo. 

Comecei a frequentar o legislativo lá pelo meio dos ano 70 na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Sul, promovendo eventos de debates no final do governo militar e sessões de cinema brasileiro no auditório da casa. Para falar com os parlamentares era muito fácil e atendiam a todos em seus gabinetes. Esse corpo a corpo com ativistas e entidades de todos os setores era a dinâmica de eles fazerem política na época.

Não mudou tanto. Só que agora estar disponível no prédio do legislativo- onde nem todos são solícitos – ou em suas bases eleitorais é insuficiente. Pois agora quem tem pouco tempo é o cidadão da vida moderna, quase sempre envolvido com muitos interesses e ocupações ao mesmo tempo.

Por isso tornou-se importante no trabalho parlamentar exercer a conectividade. Aumentar o raio de alcance para atingir e falar com as pessoas. Ou seja, criar motivos de forma sistemática para este cidadão estar no radar de audiência e relações digitais com o parlamentar.

Antes o Parlamentar era um “ser” especial que tinha alcançado um status diferenciado na condição social. Hoje não quer dizer muita coisa, na verdade um parlamentar eleito precisa mostrar com frequência o que está fazendo e porquê, ou se está só a passeio…

O caminho mais simples é adotar a manifestação de análise e opinião, com o parlamentar assiduamente fazendo textos ou vídeos e ajudando este cidadão a entender fatos da realidade. Pois a realidade é multifacetada, cheia de fatos cruzados e cada opinião do parlamentar é a chance dele liderar seus seguidores através de esclarecimentos, contextualizações e projeção de cenários.

É mais ou menos como fazem os blogueiros hoje. Pegam os fatos, trazem pro seu campo e a partir dali fazem juízo.

O Deputado ou Vereador tem a chance assim de ocupar espaço no tão competitivo mundo digital. Não com aquele selfie exibicionista e enjoativo, mas com análise e opinião que ajudariam a formação de qualquer leitor.

Ser blogueiro não é para qualquer um e nem é para qualquer coisa. É um novo status de quem é um observador social da realidade. Vereadores e Parlamentares tem aí uma oportunidade de fazer política com conectividade, indo além da circulação de ideias unicamente nos corredores de uma Assembleia ou de uma Câmara Municipal.

Sérgio Lerrer é especialista em comunicação legislativa e Publisher do Pro Legislativo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *