Curso de Comunicação Legislativa em Nova Petrópolis-Rs sinaliza caminhos para um legislativo com impacto

No dia 27 de novembro foi realizado no município de Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, curso de Comunicação Legislativa para diversas câmaras municipais da região serrana gaúcha e cercanias. O público foi composto de Presidentes, Vereadores e profissionais de comunicação. A iniciativa foi do Pro Legislativo, Webde e Imagem Comunicação Política.

Um diferencial do curso foi uma rodada de apresentação de “cases”, com participação da Câmara Municipal de Vacaria, Candelária, Camaquã e Nova Petrópolis.  Foi oportunidade de compartilharem iniciativas de reinvenção da comunicação destes legislativos, na busca de desenvolver uma relação viva com suas comunidades e de construção.

Câmara Municipal de Vacaria mostrou sua estratégia de Tv Câmara, com foco em redes sociais, com publicação em tempo real, usando muito pouco gravações em estúdio e, muito mais, participação dos vereadores em locais da cidade, criando autenticidade e passando a ideia de dinâmica do legislativo local. O case foi apresentado pelas profissionais de comunicação Elenice Minella e Taís Vargas, conjuntamente com o Vereador Douglas Censi, Presidente da casa.

A Câmara Municipal de Candelária, através de sua jornalista Juciele Ferreira, fez um relato sobre programação de eventos e ações que trouxeram presença de público inédito para as dependências do legislativo. Foram palestras e encontros com temas como a paleontologia local, mulheres e voto consciente.

Já a Câmara Municipal de Camaquã, representada pelo Vereador Claiton Silva e pelo jornalista Júlio Souza, contou o desafio de reimplantar um departamento de comunicação na casa, contra desconfianças internas e externas, e profissionalização da comunicação a serviço da instituição e em prol da transparência.

Por fim,a Câmara Municipal de Nova Petrópolis, na pessoa do Presidente Daniel Micaelsen, teve seu relato feito pela jornalista Jéssica Zang,  expondo as mudanças positivas ocorridas após a implantação do sistema eletrônico de votação na casa, criando instantaneidade, agilidade, registro eletrônico e eficiência.

O curso teve a condução do jornalista Sergio Lerrer, editor do Portal Pro Legislativo, tendo ainda a participação do Conselheiro Renato Azeredo do TCE-RS, que abordou a relação do Tribunal com os legislativos, e cuidados com as boas práticas no exercício da comunicação.

O Diretor da Agência Senado, jornalista Flávio Faria, participou por vídeo conferência e alertou sobre a nova importância da comunicação pública, e dos sites do poder público como fonte primária de informação e checagem sobre veracidade das notícias.  E, também participando por vídeo conferência,  o diretor de comunicação da Câmara Municipal de Curitiba, Filipi Oliveira, e a jornalista Michelle Stival da Rocha, mostraram como o legislativo vem ocupando as redes sociais, especiamente publicações no Instagram e Twitter.

Veja abaixo algumas fotos do evento:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *