Criatividade no jornalismo digital do setor público

De forma pioneira ocorreu no Igam- Instituto Gamma de Gestão Pública- em Porto Alegre, o curso inovador “Jornalismo Digital no Setor Público ” ministrado pelo jornalista Sérgio Lerrer, editor do portal Pro Legislativo.

A primeira turma desse tema foi composta por profissionais da comunicação de Câmaras Municipais, Prefeituras Municipais, Assessores e Vereadores.

Neste Módulo I do Curso foram abordados conteúdos apropriados para publicação em sites e apropriados para publicação em redes sociais, suas diferenças de formato, textos e preparo multimídia. O professor Sérgio Lerrer, especialista em comunicação pública e legislativa, abordou também a perspectiva do “selfie” jornalismo. Segundo ele, “trata-se de uma abordagem amigável às redes sociais, na qual o poder público e seus dirigentes partilham com o cidadão o lado makin off de situações do dia a dia, criando intimidade e humanizando a linguagem. É importante como recurso para aproximar um aparente aparato formal e público frio da sociedade de forma mais lúdica e calorosa”.

O jornalismo digital muitas vezes vem sendo exercido como espelho do jornalismo offline, com publicações “quadradas” e tradicionais, sem explorar devidamente as ferramentas dinâmicas do ambiente digital. Por outro lado foi debatido no curso a administração diferenciada de conteúdos e formas para dar autonomia e vida própria diferenciada à cada rede social e suas peculiaridades.

Sérgio Lerrer desafiou a turma pioneira a fazer dos espaços digitais da comunicação do poder público uma “casa digital” tão ou mais importante que a sede física da instituição.

Também participaram da edição do curso especialistas com mini palestras de forma remota : Cristiano Ferri, sociólogo pesquisador de inovação na área pública e fundador do Laboratório Hacker, Vera Batista, jornalista da editoria de economia do Correio Braziliense, e Antonio Ed Souza, Conselheiro Substituto do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *