Consórcio de Prefeituras em Santa Catarina apresenta modelo coletivo inovador para licitações e planejamento

Diversos municípios de uma região de Santa Catarina criaram um consórcio entre suas Prefeituras através da formação de uma associação de interesse público para partilhar desafios e decisões administrativas. A ideia contempla tendência de racionalidade na administração pública e busca de economicidade, além de realismo para adoção de soluções regionais e não unicamente locais.

Os municípios participantes são  ARROIO TRINTA, CAÇADOR, CALMON, CURITIBANOS, FRAIBURGO, FREI ROGÉRIO, IBIAM, IOMERÊ, LEBON RÉGIS, MACIEIRA, MATOS COSTA, PINHEIRO PRETO, PONTE ALTA DO NORTE, RIO DAS ANTAS, SALTO VELOSO, SANTA CECÍLIA, SÃO CRISTÓVÃO DO SUL, TIMBÓ GRANDE E VIDEIRA.

Estão realizando determinadas licitações em conjunto, planejamento de iluminação pública em comum, estudos técnicos  e gestão sócio-ambiental, entre outros temas compartilhados.

As vantagens são muitas:  ganho de escala para negociação com fornecedores,  realização de um só projeto em questões de infraestrutura ao invés de vários, sintonia regional, comunicação coletiva para suas comunidades, otimização do uso dos talentos de recursos humanos para cada desafio formando assim uma grande equipe de trabalho. Aliás, esse último item ajuda a suprir vulnerabilidade de grande parte dos pequenos municípios que é ausência de equipes especializadas e qualificadas.

Ressalte-se o caráter suprapartidário de um consócio neste modelo que também educa a busca da eficiência no setor público independente da politização .

Conheça aqui um pouco mais sobre este consórcio pioneiro, chamado de CIM CATARINA:

http://www.cimcatarina.sc.gov.br/

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *