Congresso Internacional de Tribunais de Contas fortalece foco no aprimoramento do sistema de fiscalização de contas públicas

 

Ocorreu de 11 a 14 de novembro o I Congresso Internacional dos Tribunais de Contas na cidade de Foz do Iguaçu.  O evento começou com palestra do Ministro do Supremo Tribunal Federal – STF José Dias Toffoli e durante todo seu desenrolar teve foco nos debates a respeito dos pontos de evolução e aprimoramento do sistema nacional de fiscalização de contas públicas através das cortes de contas.

A novidade neste ano foi a participação de especialistas do exterior, partilhando conhecimentos, estrutura e desafios da fiscalização de contas públicas da União Européia, Portugal e Itália, entre outros países.

O Congresso acolheu um público próximo de 800 pessoas, praticamente de todos os Estados do país, e em suas palestras e painéis de debates passou por temas como robotização com adoção de tecnologias, gestão e soberania dos dados captados, critérios de avaliação e medição de políticas públicas, marco regulatório do setor de tribunais de contas,  desenvolvimento econômico, ajuste fiscal do Estado, entre outras abordagens

Professor Fernando Meneguin, consultor legislativo do Senado Federal, Doutor em Economia,Pós Doutor em Direito pela Faculdade da Califórnia e Professor do IDP – DF  foi palestrante do evento e  fez exposição dobre a avaliação quantitativa de políticas públicas

 

O Presidente da Audicon, Ministro Substituto do TCU Marcos Bemquerer, concedeu entrevista a respeito dos conteúdos e reflexões apresentados no Congresso.

 

O Presidente do Instituto Rui Barbosa,  Conselheiro do TCE-PR Ivan Bonilha, comentou sob a aceleração de qualificação dos processos nos Tribunais de Contas

 

Presidente da Atricon e Conselheiro do TCE-OB, Fábio Nogueira, enfatizou o legado do I Congresso Internacional dos Tribunais de Contas

 

Conselheiro do TCE – RS, Alexandre Postal, comentou a necessidade de toda rede de poderes públicos municipais estarem adequados às exigências de transparência e prestação de contas

 

Presidente do TCM-SP, Conselheiro João Antonio da Silva Filho, lançou o livro  “Tribunais de Contas no Estado Democrático e os Desafios do Controle Externo”   durante o evento

 

Em sessão de autógrafos durante o I Congresso Internacional de Tribunais de Contas, o Conselheiro Luiz Henrique Lima do Tribunal de Contas do Mato Grosso, lançou seu livro “Controle Externo – Teoria e Jurisprudência para os Tribunais de Contas”, pela editora Método.

 

“Tribunais de Contas e o Direito Fundamental Ao Bom Governo ” foi mais uma obra lançada durante o I Congresso Internacional de Tribunais de Contas em Foz do Iguaçu. O autor Moisés Maciel, Conselheiro Substituto do TCE – MT, comenta a publicação.

 

Sérgio Amadeu, Professor da UniABC, abordou a importância da soberania de dados no I Congresso Internacional de Tribunais de Contas.

 

Wesley Vaz, Secretário de Gestão de Informação do TCU, palestrante do I Congresso Internacional de Tribunais de Contas em Foz do Iguaçu, comenta a necessidade de integração das inteligências de TI entre os Tribunais de Contas.

 

A evolução técnica dos Tribunais de Contas e sua importância para a sociedade e democracia, em comentário do Conselheiro Substituto Licurgo Mourão, do TCE- MG, durante o I Congresso Internacional de Tribunais de Contas em Foz do Iguaçu.

 

Conselheiro Joaquim Kennedy do TCE – PI comenta homenagem recebida da Audicon, em reconhecimento à sua atuação pela efetivação dos Conselheiros Substitutos como membros do sistema de Tribunais de Contas.

 

Conselheiro Valdecir Pascoal, do TCE- PE e ex-presidente da Atricon, analisa as prioridades de avanços do sistema de Tribunais de Contas abordados no I Congresso Internacional de Tribunais de Contas em Foz do Iguaçu.

 

Conselheira Substituta do TCE-SC, Sabrina Iocke comenta o comprometimento dos Tribunais de Contas com os objetivos sustentáveis e explica projeto de políticas a respeito de mortes evitáveis.

 

Veja aqui algumas fotos do evento

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *