Congresso de Comunicação Legislativa evidenciou profissionalização progressiva da atividade

A terceira edição do Congresso de Comunicação Legislativa, ocorrida em São Paulo no último dia 14 de março, deixou ainda mais evidente o caminho irreversível da profissionalização da comunicação no setor de Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas e no Congresso Nacional.  A nova categoria de conceituação de comunicação legislativa, não apenas de comunicação pública, e da consolidação da categoria de jornalistas e profissionais de comunicação do legislativo em si, é cada vez mais visível e fato reconhecido.

Realizado pelo portal Pro Legislativo, com a curadoria do jornalista Sergio Lerrer, o Congresso destacou debates e tendências em movimento no setor legislativo. Um deles é a crescente relevância do uso das redes sociais, a evolução do modo de uso e de melhores formas interativas, uma melhor separação entre aquilo que é comunicação institucional das casas e o que é comunicação parlamentar de cada mandato, o cuidado do nome do legislativo como uma marca e sua respectiva construção de reputação, assim como o uso dos meios digitais e da comunicação em si não apenas como divulgação da agenda e publicações oficiais, mas também como exercício constante da discussão daquilo que é de interesse público com pluralidade de forma continua.

Palestrantes

Advogada Karina Kufa

Na abertura do evento a Advogada Karina Kufa abordou sua experiência nas últimas eleições a respeito da uma campanha apenas de fundos públicos, da competição de ideias, de informações e disputas no ambiente digital que poderiam levar à judicialização e suas consequências.  Karina Kufa foi coordenadora jurídica da campanha presidencial vitoriosa de Jair Bolsonaro e pode acompanhar de perto o ganho de relevância das redes sociais.  Seu relato serviu de experiência aos vereadores presentes e também aos profissionais de comunicação, atentos a esta nova realidade de relacionamento dinâmico e contínuo no mundo digital.

Luis Vicente Braga, coordenador do Projeto Eco Câmara – Câmara dos Deputados

Luis Vicente Braga é coordenador do projeto Eco Câmara na Câmara dos Deputados e apresentou a idealização da iniciativa, suas práticas e seus impactos dentro do legislativo federal. Mostrou como trouxe racionalidade ao uso de equipamentos públicos, materiais e insumos, criando uma nova rede de valores entre todos que trabalham na instituição. E que mesmo sendo uma iniciativa para o meio ambiente, acaba trazendo resultados transversais e que melhoram e modernizam a imagem do legislativo de forma interna e externa.

Chico Sant’anna, jornalista e pesquisador, com trajetória no Senado Federal

O jornalista, pesquisador e documentarista Chico Sant’anna  trabalhou por 25 anos no Senado Federal acompanhou a estruturação do setor de comunicação da casa. Fez um relato da profissionalização deste processo, da consolidação daquilo que é de interesse público e de caráter institucional para ser abordado pela comunicação, da criação de uma ética daquilo que pode ser publicado e faz parte do mandato parlamentar sem favorecimentos, e de como esse conjunto gerou um patrimônio para a informação correta para a sociedade.

Luis Grottera, publicitário

O publicitário Luis Grottera é um dos mais renomados do mercado de propaganda brasileiro e hoje na qualidade de consultor concentra suas atividades em estratégias de fortalecimento de marcas.  Ativo na Rosemberg e Associados, no passado já realizou campanhas eleitorais, assim como gerenciou contas publicitárias de empresas públicas como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Explanou a respeito da similaridade deste trabalho com a figura do político e do poder público, sobre a necessidade de manter atualizada a marca e sua relação com o cidadão de acordo com o estilo de vida atual.  É uma relação dinâmica que afeta de maneira direta a percepção e juízo das pessoas, e portanto, a apreciação que elas tem sobre esse determinado poder público.

Valéria Rodrigues, diretora de comunicação da Câmara Municipal de Piracicaba

A jornalista Valérica Rodrigues, na qualidade de diretora de comunicação da Câmara Municipal de Piracicaba, apresentou o case denominado “Parlamento Aberto” ocorrido e em desenvolvimento na casa legislativa. Que diante de uma crise de relacionamento e entendimento de expectativas com sua comunidade, passou a realizar um trabalho com foco em transparência, interação e casa aberta para todo tipo de debate e recebendo todos os setores da sociedade, mudando assim o reconhecimento do cidadão a respeito da importância e caráter do legislativo local.   Foi uma palestra para partilhar aos vereadores e profissionais de comunicação presentes, da importância de adotar programas de ação mais amplos e mais de  médio prazo para a comunicação ser efetiva e, deixar de ser complementar, e ser desencadeadora de novos valores e processos.

O evento teve também a participação pelo sistema de Vídeo Conferência de Sandra Brandão, diretora legislativa e de comunicação da Câmara Municipal de Brumadinho. Ela fez um breve relato de como os canais de comunicação da Câmara foram fundamentais para mensagens e interação de utilidade pública durante após a tragédia ocorrida após rompimento da barragem da Vale. E de como o legislativo foi transformado em espaço de articulação, aproximação e realização de reuniões para soluções, encaminhamentos e tratativas.

Veja abaixo algumas fotos dos presentes no evento

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *