Comunicação, Inovação e Transparência foram temas de evento na ALERJ

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro – ALERJ – promoveu na sexta-feira, dia 29 de março, seminário com foco em comunicação, inovação e transparência. A boa presença de público denotou o interesse dos quadros de servidores da casa, assessores parlamentares de deputados estaduais e também de outras câmaras municipais e organizações sociais.

Os três temas combinados convergem os novos campos pelos quais os legislativos tem como desafio:  melhor interação com a sociedade, maior produção de informação e conteúdo, melhor visibilidade de sua produtividade e mais adoção de novas tecnologias.  É uma tarefa tanto para as casas legislativas, assim como para todo mandato parlamentar.

A condução do evento foi feita pelo jornalista Sergio Lerrer, coordenador do Portal Pro Legislativo e especialista em comunicação pública e legislativa, e pelo sociólogo Cristiano Ferri, especialista e pesquisador de inovação no setor público, e também fundador do Laboratório Hacker, núcleo de atividades da Câmara dos Deputados.

Participaram também através do sistema de vídeo conferências o advogado André Barbi, professor de direito público e legislativo, abordando os imperativos da comunicação no legislativo e no exercício do mandato, para finalidades mais republicadas e sem se contrapor às recomendações do controle externo.  A participação dele foi ao vivo do Rio Grande do Sul.

Apolos Neto, jornalista e assessor de comunicação do Deputado Federal Jerônimo Goergen, falou ao vivo de Brasília, compartilhando sua experiência e ações diárias para gerenciar a comunicação de um gabinete parlamentar no Congresso Nacional.  Mostrou inclusive os acessórios utilizados para dinamizar a produção de material para as redes sociais.

Ao vivo de São Paulo, participou  Renata Cestari, procuradora do Ministério Público de Contas juto ao TCE-SP, abordando os impactos e demandas por transparência na administração pública. Ressaltou que a informação disponível é o ponto de partida para o controle social e isso deve ser exigido de todo poder público como obrigação.

Já o jornalista Flávio Faria, também ao vivo de Brasília, falou na qualidade de Diretor da Agência Senado e do Jornal do Senado. E partilhou sua experiência de transição para o jornalismo digital, procurando oferecer um volume de conteúdo, mas ao mesmo tempo que seja atrativo.  Descreveu o trabalho de matérias especiais realizadas com esforço de infográficos e multimidia.

Cristiano Ferri em sua palestra apresentou avanços de tecnologia que deixam o parlamento mais aberto e estão mais em sintonia com a sociedade conectada e digital. E mostrou desenvolvimentos realizados na Câmara dos Deputados para que o cidadão tenha coleta de dados sobre a atuação parlamentar de maneira mais rápida e lúdica.  Na sua visão a adoção dessa linguagem permite uma eficiência na relação cidadão – legislativo.

O jornalista Sergio Lerrer colocou a missão coletiva de construir uma comunicação legislativa, com foco no debate do interesse público, e menos na promoção pessoal de cada parlamentar ou apenas na divulgação protocolar dos fatos.  Apresentou formatos de uso em redes sociais que podem trazer mais efeitos e impactos junto ao cidadão, sem entregar opiniões prontas e caminhos prontos, para uma política mais aberta e em construção permanente.

A iniciativa da ALERJ e sua escola legislativa foi considerada um sucesso. Teve a cobertura da TV ALERJ e contribui para a formação de profissionais para o parlamento de maneira mais competitiva, atualização e com visão nacional e global do que está ocorrendo.

Segue galeria de fotos do evento

Veja matéria na cobertura do evento pela TV ALERJ

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *