Comunicação de Vereador pode ser mais bem sucedida cedendo espaço ao invés de ocupar todos espaços

Coluna do jornalista Sérgio Lerrer para o Pro Legislativo.

Quando um Vereador eleito movimenta-se por sua cidade estará sempre chamando a atenção pelos critérios que seleciona para ocupar seu tempo e temas.  Afinal, um parlamentar elege prioridades e dá importância na medida em que se ocupa com este ou aquele assunto.

Assim começa uma agenda política e também uma agenda de comunicação. São duas situações que avançam juntas. Não tem comunicação sustentável sem boa agenda política, assim como não tem agenda política que se sustente sem repercussão.

Ao conquistar um espaço na Câmara Municipal, o Vereador ganha uma tribuna e uma oportunidade de iluminar questões relevantes para o seu município.  Pode usar esse espaço apenas para si ou dividir com pessoas e ideias que considera diferentes e promissoras para a cidade.

A Vereadora Janaína Lima, da Câmara Municipal de São Paulo, resolveu ceder espaço de seu gabinete para uma pequena área de reunião aberta e permanente, chamada nos termos modernos de “coworking”, na qual ativistas e cidadãos interessados em colaborar com seu mandato,  podem comparecer sem prévio aviso e trabalhar pela elaboração de propostas e partilhar reflexões. Ela entende que o Vereador da sociedade atual deve ser muito mais um condutor e aglutinador de ideias e forças sociais pré-existentes e ajudar a fazer com que tenham impacto e alcance, podendo assim se transformar em soluções.

Faz sentido.

Afinal é muito difícil que o Vereador seja um grande especialista em saúde, educação, terceiro setor, mobilidade urbana, etc, etc… O  Vereador precisa ser é especialista em fazer política, ser um competente agente político, capaz de mobilizar as pessoas certas e criar um ambiente no município para que as boas ideias prosperem e se transformem em avanços.

Com essa perspectiva, a agenda de comunicação do Vereador ganha muito se for pautada por encontros, visitas e debates que coloquem o parlamentar em contato com pessoas e fatos que ajudem a dar luz para problemas do município. O simples ganho de espaço desses temas e momentos nas suas redes sociais, site e eventual repercussão na imprensa local, já será um ganho.

Oferecer espaço na sua comunicação digital para os especialistas dos setores que estudam mudanças, mas não tem espaço e muito menos são conhecidos no próprio município, também poderá ser um avanço. O mandato sairá fortalecido porque estará a favor e à disposição de boas causas.

Faço esta reflexão, dividindo com os vereadores e suas equipes, questionando o quanto de espaço de suas ações de comunicação devem ser ocupados consigo mesmos, e divulgação de seus próprios pensamentos, ou partilhado como  um palco para ideias e pessoas transformadoras. Afinal, qual o objetivo ?  Fortalecer o Vereador como eminência / celebridade local ou ser agente de mudanças ?

Sérgio Lerrer é especialista em comunicação legislativa e Publisher do Pro Legislativo.

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