Câmaras Municipais buscam solução de Votação Online. Nova Petrópolis é uma das pioneiras

De uma hora para outras as Câmaras Municipais ficaram diante de um enorme desafio, de manter suas votações e sessões, em um panorama de pedido de reclusão pelas equipes de saúde pública, Ministérios e Governos.  Mas as votações, extremamente necessárias para o andamento administrativo e legal do município, assim como para legitimar medidas da Prefeitura, precisavam continuar.

Diferentemente dos Legislativos federais, Câmara dos Deputados e Senado Federal, e mesmo do TCU e STF e STJ,  a maior parte dos legislativos municipais está um passo atrás na sua atualização para atuação virtual com agilidade e legalidade.  Ainda mais as sessões.

Nos últimos dias vem ocorrendo uma busca urgente por soluções de tecnologia para suprir essa demanda e permitir o funcionamento das Câmaras Municipais em tempos de coronavírus com sessões online.

A Câmara de Nova Petrópolis é uma das que está reagindo rapidamente e já colocou em funcionamento seu sistema de votação online dos Vereadores. Nesta segunda-feira, dia 23 de março, está fazendo sua primeira votação ao vivo de forma digital com os parlamentares.

O sistema desenvolvido é de uma empresa de tecnologia gaúcha, a WEBDE de Caxias do Sul. Há muitos anos trabalhando para o poder público, ciente dos desafios de estas instituições serem cada vez mais digitais, vem criando desenvolvimentos de forma antecipada, procurando ser um braço de apoio de inovação às Prefeituras e Câmaras Municipais interessadas em uma vida digital mais completa.  www.webde.com.br

Assim a votação remota da Câmara Municipal de Nova Petrópolis está resolvida, e servirá para esta fase de isolamento social, assim como em outros momentos nos quais a votação precisa ser agilizada, em horários especiais e extraordinários, e em caráter de urgência.

O atual momento mostra que a vida digital é tão ou mais importante que os acontecimentos presenciais. A Câmara de Nova Petrópolis entendeu isso e adotou rapidamente a solução desenvolvida pela Webde, que também entendeu, já tempos atrás, que o digital é cada vez mais um meio cidadão, instantântaneo, econômico e altamento funcional e transparente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *