Câmara Municipal de Limeira usa o recurso de vídeos de forma lúdica para explicar o caminho de um projeto de lei

Há um fosso enorme entre as expectativas dos cidadãos e a produtividade legislativa desejada pela sociedade. Por um lado deve-se a legislaturas com vereadores pouco capazes de ajudarem suas cidades de dentro da Câmara Municipal, de outro lado também as pessoas em geral desconhecem os mecanismos pelos quais o legislativo funciona.

A comunicação legislativa justamente tem um papel fundamental em aproximar essas expectativas e administrar melhor a relação entre o conjunto de cidadãos e o poder público.

Algumas Câmaras Municipais mostram-se preocupadas com isso e estão investindo em materiais modernos, linguagem contemporânea e formatos capazes de sensibilizar as novas gerações.

Um exemplo é a Câmara Municipal de Limeira que tem procurado produzir conteúdos com apresentação adequada para as redes sociais e entendimento instantâneo. Vem utilizando-se do formato “vídeo motion”, que corresponde a animações com figuras e palavras movimentadas de maneira a dar compreensão lúdica da mensagem.

Segundo Hugo Nogueira Luz, secretário Legislativo da Câmara Municipal de Limeira, “O papel da comunicação pública é atingir o público e levar informação até ele. E essas coisas são diferentes. É possível atingir uma pessoa sem que ela assimile o conteúdo. Para ser efetivo nesse objetivo é necessário aumentar o alcance daquilo que comunicamos e também informar de maneira simples, objetiva e precisa. Nossa opção, na Câmara de Limeira, tem sido adotar uma linguagem moderna, que desperte o interesse da população e transforme a informação que precisamos passar, o complexo conteúdo legislativo, em algo simples de entender.”

Já Rodrigo Vasques, chefe do Departamento de Comunicação da Câmara Municipal de Limeira, levanta a questão ” Por que Câmara de Limeira está optando por uma linguagem mais contemporânea e moderna?Para adequar os conteúdos de comunicação às diversas plataformas (TV, rádio, internet) e unificar nossa linguagem, decidimos incorporar recursos de design gráfico. Esses recursos permitem uma abordagem simples e direta, facilitando a compreensão e reforçando o caráter institucional da comunicação. Desse modo, são atingidas pessoas que hoje em dia estão conectadas a redes sociais, e podem compartilhar e ampliar o alcance da nossa comunicação.”

O fato é que criar uma comunicação realmente eficiente além das notas oficiais e das obrigações de transparência é um desafio para o poder público em geral, ainda mais para os legislativos, que tem a necessidade de fazer esse contato com a população de forma aberta e participativa.

Segundo Rodrigo Vasques, as ações até aqui desenvolvidas pela Câmara Municipal de Limeira nessa linha mais rejuvenescida de formatos, “o retorno tem sido bastante satisfatório. O interesse das pessoas para assuntos do Legislativo foi estimulado. Assuntos como ações de transparência das atividades parlamentares e as etapas da criação de um projeto de lei, que geralmente não estavam ao alcance de todos, foram mostrados de forma lúdica, objetiva e didática.”.

A profissionalização da comunicação das Câmaras Municipais e a presença de colaboradores com perfil multidisciplinar e conectados com a realidade atual é fundamental.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *