Câmara Municipal de Campo Bom-RS opera com 100% de energia solar

O prédio do Poder Legislativo de Campo Bom inaugurou as instalações de sua usina solar que permitirá a geração de 100 % da capacidade necessária para a operação do prédio. O pioneirismo de Campo Bom, demonstrado em outras atividades também,  está contemplado nesta obra, uma vez que será o primeiro prédio de um Poder Legislativo do Brasil a ser alimentado 100% com energia fotovoltaica. No dia 21 de novembro foi feita a inauguração do sistema.

No Brasil existem diversos prédios do poder público pouco a pouco implantando energia solar.  TCU, Câmara de Barueri-SP e diversas outras. Até mesmo energia eólica como o caso da Câmara Municipal de São José, em Santa Catarina. Mas todos com produção parcial de energia para sua demanda. Porém o caso da Câmara Municipal de Campo Bom é único porque seu funcionamento será 100% com energia limpa.

A ideia de instalar a usina solar no prédio do Legislativo de Campo Bom era um desejo do presidente Victor Souza, que não escondeu a satisfação de entregar a obra para a comunidade. “Conheci o projeto da usina solar lendo sobre uma escola do Rio Grande do Norte que contava com o sistema e coloquei como meta que o dia que fosse presidente não mediria esforços para concretizar”, explicou Victor ao lembrar que chegou a afetar sua rotina enquanto a obra não era finalizada. “Não escondo de ninguém que perdi o sono muitas vezes neste ano durante a execução das instalações, com medo que não conseguiria entregar essa obra para a comunidade”, lembrou o presidente do Legislativo.
Souza também reconheceu o esforço dos envolvidos na viabilização do projeto. “A usina solar era um sonho meu, mas com o passar do tempo passou a ser um sonho de todos os que se envolveram para tornar essa obra realidade e a eles serei eternamente grato”, salientou. “No meu mandato sempre participei de atividades ligadas a área da sustentabilidade e esse sonho que tinha da usina solar não era para mim e sim para a nossa comunidade. De deixar um legado para a nossa cidade e hoje tenho certeza que o futuro de Campo Bom passa por essa obra”, finalizou Victor.

Detalhes da Usina de Geração de Energia Fotovoltaica
Na usina solar do Legislativo de Campo Bom foram instalados 112 módulos para a geração da energia fotovoltaica. O espaço utilizado para instalação dos 112 módulos é de 220m² em uma área total do prédio de 624m².
A capacidade instalada dos 112 módulos permitirá que sejam gerados 40kWp (watt de pico), porém de início serão gerados 37kW(watt de pico). Essa geração tornará o prédio do Legislativo será 100% sustentável e a economia anual deve superar os R$ 60 mil. Com o contrato com valor total de R$ 154.554,30 (Cento e cinquenta e quatro mil, quinhentos e cinquenta e quatro reais e trinta centavos). Todos os equipamentos instalados permitem a geração de energia solar pelo prazo mínimo de 25 anos.

Assista aqui o Vídeo Narrativa da Fase de Projeto e de Implantação da Usina Solar na Câmara Municipal de Campo Bom no Rio Grande do Sul

Fonte: Site da Câmara Municipal de Campo Bom, com acréscimos da redação do Pro Legislativo. Redação original do jornalista Cássios Diogo Schaab (MTb/RS 17.777)

 

a

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *