Câmara de Piracicaba promoverá eventos sobre Parlamento Aberto e Transparência em maio

A Câmara Municipal , em parceria com Observatório do Cidadão, busca afinar relacionamento entre poder público e sociedade.

 A Câmara Municipal de Piracicaba, em parceria com o Observatório do Cidadão, realizará, em maio, eventos para aproximar o cidadão do Estado. Pegando o gancho do aniversário da Lei de Acesso a Informação, serão promovidos dois eventos, um com a temática Parlamento Aberto, dia 15 de maio, e o segundo, sobre Transparência Pública, no dia 29 de maio.

Essa é apenas uma das medidas tomadas pela gestão de Matheus Erler (PTB), Presidente da Câmara Municipal de Piracicaba junto com a Mesa Diretora, que em 2017,   vem realizando mudanças na busca de maior efetividade das práticas de comunicação e  transparência. O propósito é criar maior sintonia entre o poder público e o cidadão.

Com estas expectativas, a Diretora de Comunicação da Câmara Municipal de Piracicaba, Valéria Rodrigues, acredita que discutir os “quatro pilares: transparência pública, participação popular, inovação e tecnologia e educação cidadã”, diretamente com a população será um avanço considerável na relação da Casa com o cidadão.

Abaixo,  em entrevista especial para o Portal Pro Legislativo, Valéria Rodrigues aborda o andamento dessa proposta,

Pro Legislativo – Como se deu a parceria entre a Prefeitura e o Observatório do Cidadão?

Valéria Rodrigues – O Observatório Cidadão de Piracicaba já tem uma parceria com nossa Escola do Legislativo, desenvolvendo cursos e participando ativamente da nossa programação. Quadrimestralmente, o Observatório divulga um relatório em que aponta nosso índice de transparência pública, baseado em critérios, definidos pela Lei de Transparência e outros, traçados pelas entidades que o compõem, e que avaliam nossa atuação. Com o perfil do atual Presidente, Matheus Erler, um jovem advogado, aconteceu uma abertura maior para as atividades voltadas à transparência pública o que nos possibilitou ampliar as atividades juntamente com o Observatório. Entre elas, a adoção do conceito Parlamento Aberto, que tem quatro pilares: transparência pública, participação popular, inovação e tecnologia e educação cidadã.

Pro Legislativo – Qual a expectativa em relação ao evento que acontecerá em maio?

Valéria Rodrigues – Bastante positiva, serão dois eventos. Um como tema Parlamento Aberto, que acontece dia 15 de maio, e o segundo, em 29 de maio, sobre Transparência Pública. Ainda em maio a Câmara de Vereadores colocará no ar uma consulta pública que vai captar junto à população opiniões em relação aos quatro pilares. Somadas estas iniciativas, esperamos reunir uma série de propostas que possa contribuir para o aprimoramento das atividades que a Casa já desenvolve baseadas em conceitos como, por exemplo, a comunicação como ferramenta de transparência pública.

Pro Legislativo – Qual o peso de medidas assim para melhorar a relação entre poder público e população?

Valéria Rodrigues – É significativo. Ouvir para planejar, reconhecer o anseio das pessoas, entender como elas estão buscando informações sobre o Legislativo são medidas necessárias para ampliarmos nossa assertividade na gestão e na comunicação desta gestão. É um processo irreversível, entendo, nos parlamentos brasileiros. Primeiro pela legislação, segundo pela elevação da consciência política dos cidadãos.

VEJA AQUI A PROPOSTA E A PROGRAMAÇÃO DOS EVENTOS EM MATÉRIA NO SITE DA CÂMARA MUNICIPAL

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *