Câmara de Guaxupé inaugura oficialmente Escola do Legislativo

Gaxy

 

Foi com grande satisfação que o presidente Miguel Stampone e os vereadores da Câmara Municipal de Guaxupé fizeram a inauguração oficial da Escola do Legislativo, nesta terça-feira, dia 30.
O projeto de Resolução foi aprovado em junho deste ano e desde então uma equipe da Câmara Municipal, entre servidores e vereadores, iniciaram as atividades para que a Escola do Legislativo iniciasse seus trabalhos ainda em 2014. Na abertura oficial várias autoridades foram convidadas, bem como vereadores de mais de 20 cidades do sul e sudoeste de Minas Gerais. Participaram da mesa, além do presidente da Câmara, o prefeito Jarbas Correa Filho, o reitor do Centro Universitário da Fundação Educacional de Guaxupé, Reginaldo Arthus, o Defensor Público, Dr. Frederico Baia Pereira e o professor Antônio José Calhau de Resende, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Para o presidente da Câmara, Miguel Stampone, a inauguração da Escola do Legislativo é a concretização de uma ideia antiga. “Esta é uma data muito importante, não apenas para a Câmara Municipal, mas para toda população de Guaxupé, haja vista que um dos objetivos da Escola do Legislativo é o de garantir o desenvolvimento de ações de educação para a cidadania e de formação política para a sociedade, visando promover uma melhor compreensão do Poder Legislativo e das praticas política e legislativa, contribuindo para a capacitação dos cidadãos, organizações da sociedade civil e outras entidades, estimulando a formação de novas lideranças políticas”.
A Escola o Legislativo de Guaxupé tem como diretora, a vereadora Nesmar Brazão, vice-diretor Dr. Benedito Resende Neto, como coordenador Danilo Martins, como assessora Elaine Garcia de Oliveira e Conselho Consultivo, os vereadores Durvalino Gôngora de Jesus, Edson Kilian Bitencourt e Luzia Angelini. Nesmar Brazão explicou aos convidados que a Escola do Legislativo não tem ligação com nenhuma bandeira partidária. “Esse projeto possibilita o pensar, o refletir e o repensar sobre questões desafiantes que a sociedade apresenta, desempenhando assim concomitante a função pedagógica, a formação politica e o exercício a cidadania. A formação política é embasada na discussão de um mundo mais justo, mais solidário, mais responsável, mais democrático, permeado pelo convívio pleno e solidário entre todos. Prevalece o olhar coletivo, embora a autonomia seja exercida. O político aqui não se confunde com bandeiras partidárias”.
Na Escola do Legislativo, inicialmente, serão trabalhados dois projetos: Câmara em Visita, voltado aos alunos do Ensino Fundamental, que aproxima os alunos com a Casa do Povo e o Parlamento Jovem, voltado aos estudantes do Ensino Médio, em parceria com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Inclusive, para participar da abertura oficial da Escola do Legislativo de Guaxupé, vieram dois representantes da Assembleia de Belo Horizonte, que palestraram para vereadores e estudantes. Antônio José Calhau de Resende, bacharel em Direito, mestre em Direito Administrativo, consultor da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais e professor da Escola do Legislativo. “Tenho dupla satisfação em estar participando da inauguração da Escola do Legislativo em Guaxupé, primeiramente por conhecer essa cidade tão limpa e bonita, e segundo pela efetivação de um passo tão importante para o município e Câmara Municipal. Atualmente, a Escola do Legislativo é um dos setores que mais cresce dentro da Assembleia Legislativa e tenho certeza de que, Guaxupé, servirá de exemplo para muitas cidades de Minas Gerais”. Antônio José Calhau falou também, durante a palestra, sobre a Função do Poder Legislativo. “Sabemos que quando se fala em Câmara Municipal, as duas atribuições principais são a legislativa e fiscalizadora. Só que além dessas duas temos a função deliberativa, julgadora, politico-parlamentar e educativa. É ela quem representa o povo local e é necessário ter interação com a comunidade, não apenas pelo lado educativo, mas também dando a oportunidade de o povo falar”.
No período da tarde, a palestra foi com Marlei Rodrigues, bacharel em Jornalismo, especialista em Política e Gestora de Projetos da Escola do Legislativo de Belo Horizonte. As informações divulgadas por Marlei foram voltadas a alunos do 9º ano das escolas públicas e particulares de Guaxupé, professores e diretores, onde foi explicado como funciona o projeto Parlamento Jovem, que se iniciará ano que vem em Guaxupé. “Vocês são o futuro do nosso país, a responsabilidade de escolher os nossos governantes está nas mãos de cada um de vocês. Não existe essa de não gostar de política, porque a política convive conosco todos os dias, seja na escola, na rua, em nossa casa, com nossa família. Temos que lutar pelos nossos interesses comuns, é necessário debater problemas e incentivar a melhora do país por meio de ideias. O Parlamento Jovem vem para isso, para despertar o interesse a política, entender quais as funções e responsabilidades de cada poder, para justamente aprender a cobrar os direitos da comunidade”.
O projeto Câmara em Visita já está atuante desde o início do segundo semestre, recebendo alunos das escolas municipais da cidade. As instituições interessadas devem entrar em contato com a Câmara para agendar a visita. Já o Parlamento Jovem será iniciado no primeiro semestre de 2015. Os interessados já podem procurar a Câmara para fazer um cadastro ou aguardar a visita da equipe da Câmara Municipal nas salas de aula ano que vem.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *